Terceiro Congresso Brasileiro de Cinema e Você Cidadania

 

Home Page

LUIZ CARLOS MERTEN, em artigo sob o título "E a luta dos diretores brasileiros continua", publicado no caderno CULTURA do jornal www.estado.com.br , informa queo Terceiro Congresso Brasileiro de Cinema, realizado em Porto Alegre, entre 28/06/ e primeiro deste mês, resultou em um Congresso Permanente, em www.congressocinema.com.br .

Pergunta: O que Você Cidadania tem com isso?

Resposta: Tudo!;-) Você Cidadania é não apenas a(o) Consumidor(a) de Cinema, mas também é o seu dever ser em linguagem cinematográfica, como exemplificam os registros visuais do Acervo de Documentação da Cinemateca Brasileira, citados por RUDÁ DE ANDRADE na REVISTA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL, Nº 24, 1996, dedicado à Você Cidadania (p. 42/65), com destaque para os seguintes parágrafos, in verbis:

"O cinema brasileiro tem três olhos. Um voltado ao universo metropolitano; outro ao interiorano, ao mundo do sertão; o terceiro ao exterior. Tais olhos, como o país, movem-se inquietos, e raramente emanam olhares estáticos: quando não evidenciam interligações temáticas ou misturas de personagens contrastantes, tendem, de forma subliminar, a estabelecer diversidade cultural ou ideológica.

(....)"

(p. 43 - www.iphan.gov.br !:-)

Vale lembrar que o registro n. 21. PIXOTE, 1980. HECTOR BABENCO é obra cinematográfica presente na petição inicial da Ação Popular FEBEM/SP (Autos nº 1.064/99, 8ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, ora em fase de Apelação perante o Egrégio TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO), bem como lembrar a influência contextual metafórica que o Cinema produzido no planeta Terra tem sobre o funcionamento de fato e de direito do Cidadão, que também é Advogado.

Em Direito Tributário o Cinema também está presente, nos termos da Lei nº 8.685, de 20/07/1993, regulamentada pelo Decreto nº 974/1993, combinados com a Instrução CVM nº 208/1994 e Instrução Normativa nº 56 da Secretaria da Receita Federal, o que, em poucas e outras palavras, significa dinheiro de Você Cidadania (tributo federal - Imposto de Renda), destinados à produção de obras audiovisuais cinematográficas brasileiras de produção independente.

Pergunta: Como fazer mais e melhor cinema brasileiro, de preferência sem gastar dinheiro de Você Cidadania?

Resposta: Essa é uma "missão impossível" não para os(as) profissionais que atuam no Brasil em Cinema propriamente ditos, pois estes(as) já provaram dar conta do recado, mas sim para os(as) demais profissionais que estão perdendo dinheiro na indústria cinematográfica brasileira e não estão ganhando da indústria cinematográfica alienígena. O Congresso Permanente de Cinema Brasileiro é uma ótima oportunidade para identificar e cruzar aqueles(as) personagens, pois viver é fazer a energia no espaço valer o tempo da paraconsistência existencial humana de ser e dever ser, é uma Arte.

Cinematograficamente,

 

Carlos Perin Filho

 


Home Page