Astronáutica, Globalização e Você Cidadania

Home Page

O programa VER CIÊNCIA da - www.tvcultura.com.br - próximo passado exibiu várias matérias sobre a Estação Espacial Internacional, inclusive uma entrevista com o primeiro astronauta brasileiro, CÉSAR PONTES.

Pergunta: O que a Astronáutica tem a ver com a Globalização?

Resposta: Tudo, basta lembrar que a Estação Espacial Internacional é produto da colaboração material e/ou pessoal de muitos países.

A importância da Astronáutica no dia a dia de Você Cidadania parece tão distante quanto as distâncias astronômicas, mas na verdade a Astronáutica está muito mais próxima que Você imagina, fornecendo novas tecnologias para atividades desenvolvidas também na superfície terrestre (o site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - www.inpe.br - oferece uma visão panorâmica dos projetos espaciais em andamento, bem como links para outros sites relacionados).

Vale lembrar com CESAR PONTES que a atividade de astronauta demanda uma preparação intensa e continuada, pois as condições de microgravidade alteram inclusive o metabolismo do corpo humano, exigindo uma adaptação bio-psicológica e ético-filosófica.

Por falar em adaptação bio-psicológica e ético-filosófica, vale lembrar a série de entrevistas do filósofo REMO BODEI ao programa CONEXÃO ROBERTO D’AVILA na mesma - www.tvcultura.com.br - em especial a concepção de tempo e vida: tempo bidimensional (passado e futuro) e vida enquanto experiência do presente. Quais seriam as reflexões de um(a) Filósofo(a) sob condições de microgravidade, à bordo da Estação Espacial Internacional? Por enquanto o custo operacional da Estação provavelmente não permita meditações filosóficas desse tipo, apenas acertos técnicos nos dispositivos que garantem a existência dos(as) Astronautas. Nesse sentido pragmático vale lembrar a reflexão que o Cidadão teve ao visitar a Quarta Bienal Internacional de Arquitetura, em 25/01/2000, na qual teve oportunidade de visitar uma réplica do módulo da ISS e ganhar um mosaico de duas imagens do sensor Thematic Mapper, tomadas a bordo do Landsat-5, em 26/07/ e 20/08/1997, geradas e processadas pelo - www.inpe.br/urbanismo -. Tais observações inspiraram, entre outras fontes, a redação e distribuição da Ação Popular da Política Nacional de Recursos Hídricos.

Sinceramente,

 

Carlos Perin Filho

E.T.: A sugestão para Você Cidadania que pretende ser Astronauta (em breve no site www.agespacial.org.br as inscrições estarão abertas) é praticar um esporte saudável e que lembra a microgravidade: Mergulho. Para reflexões sociais sobre a existência - ou não - de vida extraterrestre, a sugestão é mergulhar - devidamente equipado(a) - nas águas da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê.


Home Page