Dia da Engenharia, Arquitetura e Você Cidadania

Home Page

Engº JOSÉ EDUARDO DE PAULA ALONSO, presidente do CREA-SP - www.creasp.org - faz uma oportuna e conveniente congratulação aos profissionais daquelas ciências, in verbis:

 

"11 de dezembro

Dia do Engenheiro e do Arquiteto

Neste Dia do Engenheiro e do Arquiteto, quero congratular-me com estes profissionais, registrados no Crea-SP e compromissados em alavancar um perfil de País e Nação, sempre digno da confiança de seus cidadãos e do respeito internacional.

Atuando nas áreas da habitação, saneamento, energia, telecomunicações, produção agrícola, planejamento urbano, meio ambiente, petroquímica e novas tecnologias, entre tantas outras, os profissionais da engenharia e da arquitetura são indispensáveis nos principais setores da vida nacional.

Detentores de 70% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, os profissionais do setor tecnológico são os maiores responsáveis pela melhoria da qualidade de vida das comunidades, na medida em que transformam nossas riquezas naturais em bens ao homem.

Parabéns pelo seu dia!

Engº José Eduardo de Paula Alonso

Presidente do Crea-SP"

(In: Folha de S. Paulo, 10/12/2000, p. A-27)

Claro e preciso o ilustre presidente do CREA-SP em termos científicos e tecnológicos, valendo lembrar aqui o pioneiro desenvolvimento aeronáutico brasileiro, a bela Brasília - DF e a Hidrelétrica de Itaipu(**), como marcos da Engenharia e Arquitetura não só brasileiras, mas mundial.

As atividades de Engenharia e Arquitetura, como bem referido, são muito importantes para Você Cidadania viver mais e melhor também no planeta Terra, bastando lembrar o rodízio de água enfrentado pelos habitantes de São Paulo por ocasião da construção do sistema de transferência de água da zona norte para zona sul e posterior distribuição e o recém nascido ‘cebolinha’, complexo viário próximo ao Parque do Ibirapuera.

Em data de comemoração é melhor não falar sobre a possível cumplicidade de Engenheiros(as) e/ou Arquitetos(as) no superfaturamento das obras públicas, do financiamento ilegal de campanhas políticas por empreiteiras, dos vazamentos da PETROBRÁS, do desabamento do Palace no Rio de Janeiro, do caos urbano e da clandestinidade das construções na cidade de São Paulo... que não entram naquela conta do PIB, mas Você Cidadania paga.

Engenhosamente,

 

Carlos Perin Filho

 

E.T.: Diversas Ações Populares(*) podem contar também com a produção de prova pericial de Engenharia e/ou Arquitetura, sendo boas oportunidades para o CREA manifestar sua cidadania!;-)

(*) Por exemplo a Ação Popular da Política Nacional de Recursos Hídricos, da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, da Administração Aeronáutica, da Federação Internacional de Automobilismo, etc.

(**) "Itaipu. (ita = pedra + ipu = fonte). Manancial saído da pedra. (In: DICIONÁRIO MELHORAMENTOS DA LÍNGUA PORTUGUESA, Melhoramentos, 1977, p. 999)


Home Page