SIGMUND FREUD e a Diva no Divã e/é Você Cidadania

Home Page

ALCINO LEITE NETO, em matéria sob título "Freud - vem aí o divã do pai da psicanálise - Exposição que causou polêmica nos EUA chega a SP em setembro, após ser mostrada em Nova York e Viena", publicado no jornal Folha de S. Paulo, de 18/07/2000, p. E-8, E-9, aborda a exposição da obra do pai e/ou mãe da Psicanálise, SIGMUND FREUD  - http://lcweb.loc.gov/exhibits/freud - com destaque para os seguintes parágrafos, in verbis:

"Há relíquias inestimáveis na mostra, como o manuscrito de "Totem e Tabu" (publicado em 1913), cartas ao amigo Wilhelm Fliess em que Freud relata as suas primeiras descobertas e filmes gravados pela BBC de Londres com o criador da psicanálise.

‘Descobri alguns novos e importantes fatos sobre o inconsciente’, diz Freud num dos filmes, com voz frágil, perturbada pelo câncer na boca que o levou a decidir em 1939, aos 83 anos, pela morte, aplicada em doses letais de morfina por um amigo médico.

No Brasil, ‘Freud: Conflito & Cultura’ será acrescida de um módulo sobre a influência do pensamento freudiano na arte modernista, mas que também vai contar um pouco da história da psicanálise no país.

(....)"

Pergunta: O que Você Cidadania tem com isso?

Resposta: Aparentemente nada, pois Você Cidadania é bio-psicologicamente e ético-filosoficamente "normal", mas tem...!;-) e é popularmente conhecido por "pistolão", vulgar "q.i. = quem indica", in verbis:

"PISTOLÃO. S.m. (Bras.) Diz-se do prestígio ou influência de alguém para obter o que deseja, geralmente emprego público para protegido seu. Apadrinhamento. Quando se trata de pessoa da família, diz-se nepotismo."

(in DICIONÁRIO JURÍDICO - ACADEMIA BRASILEIRO DE LETRAS JURÍDICAS, 2ª Edição, Forense, 1991)

Considerando que Você Cidadania alegoricamente paga a conta do(a) analista para tratar a Administração Pública, Você Cidadania é a Diva no Divã do "y toleiro" Cidadão, que também é Advogado, e que "sempre indica" Você Cidadania em caráter ad hoc (*) para a Administração Pública, por petições administrativas e/ou ações populares, pois viver é fazer a energia no espaço valer o tempo da paraconsistência existencial humana de ser e dever ser, é uma Arte hiper-realista!;-)

Ycagogicamente,

 

Carlos Perin Filho

E.T.:

1º) Para outras Y fontes, consultar SAMUEL PFROMM NETTO in PSICOLOGIA - INTRODUÇÃO E GUIA DE ESTUDO, EDUSP - EPU - CNPq, 1985!:-)

2º) Para auto-y -conhecimentos, consulte sempre, pessoal e/ou virtualmente, um(a) y -cólogo(a) de sua confiança!:-)

3º) Considerando que os limites entre o jurídico e o psicológico e/ou psiquiátrico são tênues e tragicômicos, o "fetiche" de fato e de direito do "eterno doente" Cidadão, que também é Advogado é, pura e singelamente ser e dever ser Você Cidadania "normal"!;-)

(*) O caráter ad hoc é referido em cada ação popular, especificando que parcela do tecido social coletivo de Você Cidadania está sendo tratada, administrando Justiça ao popular e onírico complexo de múltiplas personalidades!;-)


Home Page