RUBENS APPROBATO MACHADO, Ordem dos(as)
Advogados(as) do Brasil e Você Cidadania

Home Page

RUBENS APPROBATO MACHADO, em artigo publicado no Jornal do Advogado nº 244, www.oabsp.org.br - sob o título ‘O ideário de uma advocacia valorizada’, oferece uma panorâmica visão sobre sua gestão, com base em quatro fundamentos: Capacitação Profissional; fortalecimento das Atividades Corporativas; dinamização das Comissões, Secretarias e Departamentos e defesa das Instituições, com destaque para o seguinte parágrafo final, in verbis:

"(....)

Essas, em resumido ideário, foram as metas buscadas na gestão que se finda. Plantamos a semente de uma filosofia de trabalho que não se contamina com interesses fisiológicos ou eleiçoeiros de momento. Buscou-se firmar a intocável imagem austera da OAB, rica de tradições de luta ao longo de seus setenta anos de história. E, dentro desse conceito, a atual gestão defendeu a posição de que a OAB é a OAB em qualquer ponto do território nacional onde houver um advogado, ou uma Subsecção ou uma Seccional, independente do eventual número de advogados que possa compor esses órgãos da entidade. Cada um merece o apoio, em todos os sentidos, pelos dirigentes de seus órgãos maiores. E, assim, se fez, em São Paulo, onde todas as 214 Subsecções, independente do número de seus inscritos, mereceram e receberam da Seccional todo o apoio em suas justas pretensões: nada de mapa eleitoral a privilegiar alguns e apenar outros. Todos, sem exceção, advogados e dirigentes, mereceram o respeito, para se conscientizarem de que a advocacia supera qualquer outro interesse. Só nos resta dizer, a todos os advogados: OBRIGADO!"

Pergunta: O que Você Cidadania tem com isso?

Resposta: Muito, pois os(as) Advogados(as) são indispensáveis para administração da Justiça, como prova o Cidadão, que também é Advogado.

Naquele contexto Você Cidadania pode e deve ajudar os(as) Advogados(as) na administração da Justiça, ao consultá-los antes que os problemas ocorram, em Advocacia preventiva, como se fosse uma consulta médica de rotina, para checar se a sua ‘vida jurídica’ está OK. Aqui vão algumas dicas para Você Cidadania se dar bem com o(a) Advogado(a):

* Antes de fazer qualquer contrato, seja de compra e venda, aluguel, etc., consulte um(a) Advogado(a) de sua confiança;

* Quando um contrato apresentar problemas em sua execução, mesmo com a consulta anterior, consulte novamente o(a) mesmo(a) Advogado(a), que provavelmente já enfrentou problema semelhante em casos semelhantes e pode montar uma estratégia jurídica de defesa dos seus direitos na situação concreta.

* Quanto perder a confiança em um(a) Advogado(a), pague os honorários eventualmente devidos àquele(a) e procure outro(a) Advogado(a) de sua confiança.

* Em qualquer dos casos, tenha sempre em mente que o trabalho do(a) Advogado(a) é, regra geral, como de um(a) Médico(a): um meio para Você Cidadania atingir a Justiça, não um fim em si mesmo, como provam os filmes do tipo 'O(a) Médico(a) e o(a) Mostro(a)'.

Sinceramente,

 

Carlos Perin Filho

 

E.T.: Para Você Cidadania Atleta ‘Animal’, a dica de leitura jurídica é ‘DIREITO DESPORTIVO’, de CARLOS MIGUEL AIDAR, aditado pela www.mizuno.com.br - nesta volta terrestre solar.


Home Page