HERBERT MARCUSE, Corrupção, e Você Cidadania

Home Page

"The sickness of the individual is ultimately caused
and sustained by
the sickness
of his
civilization
"

- Herbert Marcuse, 1955

Outra situação de fato e de direito muito oportuna e adequada para ser refletida com a citação de HERBERT MARCUSE em mente é a reportada por - www.transparencia.org.br - com a corrupção do dia a dia de Todos(as).

Pergunta: O que Você Cidadania no Brasil tem com isso?

Resposta: A resposta fica por conta do artigo 333 do Código Penal brasileiro, que assim positiva a questão, de fato e de direito, in verbis:

"Art. 333. Oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício:

Pena - reclusão, de 1 (um) a 8 (oito) anos, e multa.

Parágrafo único. A pena é aumentada de um terço, se, em razão da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou omite ato de ofício, ou o pratica infringindo dever funcional."

Pergunta: O que acontece com o(a) funcionário(a) público(a) corrupto(a) no Brasil?

Resposta: De fato e de direito fica, como diz a expressão popular, "de rabo preso", pois o interesse privado é colocado no lugar do interesse público, com Você Cidadania que paga tributos sendo atendida por bens e/ou serviços públicos de forma inoportuna e inadequada.

Pergunta: Como fazer para mudar as coisas?

Resposta: Faça Você Mesmo(a) Cidadania é um pequeno passo para um ser humano, porém um grande passo para a humanidade, que pode evidenciar a ponta de um iceberg de uma rede de corrupção, entre outras sugestões dadas pela www.transparencia.org.br que são aqui referidas como se transcritas estivessem.

Pergunta: Onde entra o Cidadão, que também é Advogado, nessa história?

Resposta: Já entrou ... nas petições administrativas e ações populares noticiadas neste site, pois o Cidadão que também é Advogado está "de rabo preso" com Você Cidadania!:-)

Pergunta: Qual o "preço" do Cidadão, que também é Advogado? Qual a "moeda"?

Resposta: Um sonho não tem preço, assim como emoções não são "caras" ou "coroas", mas bens e/ou serviços públicos desviados por corrupção custam mais e melhor quantidade e qualidade de vida para atuais e/ou futuras gerações, que são avaliadas em petições administrativas e/ou ações populares para Você Cidadania!:-)

Marc(us)ianamente,

 

Carlos Perin Filho

 


Home Page