Democracia, Justiça, 2001 e Você Cidadania

Home Page

RENATO JANINE RIBEIRO, em artigo publicado no caderno mais! do jornal Folha de S. Paulo de 31/12/2000, p. 7, oferece uma abordagem otimista para o tema ‘Democracia’, com destaque para o início, o meio e o fim, in verbis:

"Prever o futuro é tão arriscado que, podendo sempre errar, é preferível errar pelo otimismo. (....)

(....) A democracia só vai se consolidar, o que pode tardar décadas, quando passar das instituições eleitorais para a vida cotidiana. É claro que isso significa mudar, e muito, o que significa democracia. Penso que cada vez mais ela terá a ver com o respeito ao outro.

(....)

Ainda é difícil saber o que significa essa proposta. Mas o fato é que, apesar das circunstâncias atuais, a tendência de longo prazo parece ser a da democratização. É nela que devemos apostar."

FÁBIO KONDER COMPARATO, em artigo publicado na mesma mídia, p. 14, oferece uma abordagem não tão otimista em relação ao tema "Justiça", com destaque para os parágrafos inicial e final, in verbis:

"Rumo à justiça ou à indignidade?

Se a essência da justiça, como sabido desde Aristóteles, encontra-se na igualdade entre os homens, não é preciso grande esforço de previsão imaginativa para perceber que o futuro da espécie humana tende a ser mais injusto que o presente. A cada ano que passa, as cifras mundiais da desigualdade crescem espantosamente.

(....)

O caminho que conduz à justiça é um só: fortalecimento do poder político, com efetiva participação e controle popular; a soberania dos povos (não dos Estados nem, menos ainda, dos grandes grupos empresariais), com o integral respeito aos direitos humanos. Em suma, a boa e verdadeira democracia. Que o novo século se abra, pois, sob o impacto de uma nova convocação geral: ‘Povos dominados do mundo inteiro, uni-vos!’"

Pergunta: O que os dois artigos guardam em comum?

Resposta: Aparentemente pouco, pois um é otimista em relação à Democracia e o outro nem tanto em relação à Justiça, mas guardam: Você Cidadania. Sim, Você Cidadania é o diferencial que pode e deve fazer a Democracia e a Justiça prosperarem mais e melhor no planeta Terra, ao ter consciência dos seus direitos e exigi-los, tanto administrativa quanto judicialmente. Vale lembrar que a dimensão política está não apenas configurada por ocasião das eleições, mas em todo momento que a Administração Pública manifesta sua vontade, ou sua inércia, para servir Você Cidadania.

Assim temos que a Democracia e a Justiça a fazer pedem mais e melhor participação, de fato e de direito, de Você Cidadania, seguindo alguns endereços úteis para seu oportuno e conveniente uso:

1º) Secretaria de Segurança Pública
Av. Higienópolis, 758
fone: 3823-5700

 

2º) Ministério Público (Direitos de Você Cidadania)
Rua Líbero Badaró, 600
fone: 3104-2274

 

3º) Procuradoria - Assistência Judiciária
Av. Liberdade, 32 - Civil
fone: 3106-6534

 

4º) Procon
Rua Barra Funda, 930, 4º andar
fone: 3824-0646

 

5º) Secretaria da Justiça e Defesa de Você Cidadania
Páteo do Colégio, 148
fone: 239-4399

 

6º) S.O .S. Criança
Rua Piratininga, 85
fone: 270-9422

 

7º) Ações Populares de Carlos Perin Filho para Você Cidadania
Rua Augusto Perroni, 537
São Paulo - SP
05539-020
fone/fax: 3721-0837 e/ou este site


Home Page