Do ‘sabático’ na agenda
à ‘agenda sabática’
para Você Cidadania

Home Page

MARISA TORRES, em matéria sob o título "Executivos incluem ‘sabático’ na agenda", publicada no jornal O ESTADO DE S. PAULO, de 29/07/2001, p. Ce-1, informa que "um período de afastamento da empresa para refletir sobre a vida e a carreira é idéia cada vez mais aceita", com destaque para os parágrafos iniciais, in verbis:

"Assim como os músicos aprendem logo que a pausa é tão importante quanto o som de uma nota para a execução de uma peça, os executivos estão incorporando o sabático na agenda. Um período de interrupção programada das atividades para refletir sobre a vida e a carreira. Pausa essa que nada tem a ver com férias ou retiros para sair do estresse.

A justificativa para esse tipo de adesão é simples, segundo, a diretora da Drake Beam Morin do Brasil (DBM), Victoria Bloch. 'Hoje as pessoas sabem que a empregabilidade está muito mais relacionada com a vontade de fazer algo, que com o nível de habilidade e outros requisitos.'

(....)"

Clara e precisa VICTORIA BLOCH, pois como diz o popular ditado... "sem tesão, não há solução', valendo o adendo para a origem daquele adjetivo - o substantivo sabá - que guarda um paraconsistente significado, in verbis:

"sabá. S. m. 1. Descanso religioso que, conforme a legislação mosaica, devem os judeus observar no sábado, consagrado a Deus. 2. Conciliábulo de bruxos e bruxas que, segundo superstição medieval, se reunia no sábado, à meia-noite, sob a presidência do Diabo."

(In: NOVO DICIONÁRIO BÁSICO DA LÍNGUA PORTUGUESA FOLHA AURÉLIO, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988, p. 580)

Em poucas e outras filosóficas palavras, o ideal para experiência vivencial humana no planeta Terra seria não precisar parar para o ‘sabático’, pois a vida humana parece ser uma só, tanto a pessoal quanto a profissional, sendo plausível e razoável supor que de volta para o futuro os(as) Executivos(as) cinematograficamente não mais colocarão o ‘sabático’ na agenda, mas sim terão uma ‘agenda sabática’, pois Você Cidadania está além do bem e/ou do mal, como de costume.

Sinceramente,

 

Carlos Perin Filho

 

E.T.: Sugestão de leitura sabática para Você Cidadania pensar na vida no planeta Terra:

Matéria de CLAUDIO ANGELO sob o título "ASTROBIOLOGIA O astrônomo norte-americano Frank Drake, ‘pai’ do programa Seti, diz estar mais cauteloso com previsões - Busca por alienígenas levará muito tempo", publicada no jornal O ESTADO DE S. PAULO de 18/03/2001, p. A-28 combinada com o livro de JEAN HEIDMANN sob o título EXTRATERRESTRIAL INTELLIGENCE, publicado pela Cambridge University Press com tradução de Storm Dunlop - ISBN 0-521-58536-5 -


Home Page