Psicanálise, Sexualidade, 2001 e Você Cidadania

Home Page

RENATO MEZAN, em artigo publicado no caderno mais! do jornal Folha de S. Paulo de 31/12/2000, p. 19, oferece uma abordagem pragmática para o tema ‘Psicanálise’, com destaque para o resumo, in verbis:

"Em suma: o futuro da psicanálise está, em grande medida, nas mãos dos analistas e dependerá do modo pelo qual soubermos fazer frente aos desafios clínicos e teóricos que a vida social e nossos pacientes nos forem colocando. Para isso dispomos do método analítico, mas também de nossa própria inventividade e da capacidade (que se espera tenha sido estimulada pela análise pessoal) de não aderirmos, como cracas ao casco de um navio, ao já sabido, ao já conhecido e ao já provado. Como, aliás, fez em seu tempo um certo Sigmund Freud."

MARIA RITA KEHL, em artigo publicado na mesma mídia, p. 22, oferece uma abordagem também pragmática em relação ao tema "Sexualidade", com destaque para os parágrafos inicial e final, in verbis:

"Quanto mais tentamos representá-lo em imagens, menos digno de crédito ele nos parece. Não me refiro a Deus, mas ao sexo. Se ainda sobrevive algo parecido com uma arte erótica neste final de milênio, a tarefa das próximas gerações há de ser a de tentar desembaraçá-la do excesso de imagens que a indústria cultural lhe consagrou nas últimas décadas.(....)

(....)

Enquanto isso, quem sabe os homossexuais, cuja prática sexual ainda não está condenada a plena visibilidade, possam continuar se encarregando de inventar uma arte erótica."

Pergunta: O que os dois artigos guardam em comum?

Resposta: A resposta é dada por outro parágrafo do artigo de MARIA RITA KEHL, in verbis:

"(....)

Hoje, o ar das cidades está saturado de imagens que tentam garantir uma existência concreta para os (misteriosos) objetos do desejo sexual. Não era bem isso que Freud tinha em mente ao afirmar que a sexualidade estava na origem das formações inconscientes, participando assim de nossos atos e sintomas, sonhos e fantasias diurnas e até mesmo, por uma interessante manobra de investimento-e-renúncia, de nossa consciência moral. É porque o objeto primordial da completude e do gozo é um objeto desde sempre perdido, e suas representações, recalcadas, que o ser humano não cessa de buscar (re)encontrá-lo em todas as coisas, produzindo às vezes a ilusão de vê-lo brilhar, semi-oculto, na imagem (ou na voz, ou no olhar...) de um outro pobre-diabo que se transforma então, sem saber bem por que, no ser amado.

(....)"

Como bem articulam RENATO MEZAN e MARIA RITA KEHL, Você Cidadania é tudo isso e muito mais, desafiando a genialidade dos(as) Psicólogos(as), Sexólogos(as), Publicitários(as) e demandando o uso intensivo das novas tecnologias para satisfazer suas vontades, de fato e de direito, por parte dos(as) Advogados(as).

Sexualmente (ver E.T.),

 

Carlos Perin Filho

 

E.T.:

"sexo As dificuldades que a tradição ocidental tem tido com o desejo sexual têm uma formulação espetacular nas palavras de * Kant: ‘Tomado em si, [ o amor sexual ] é uma degradação da natureza humana, pois mal uma pessoa se torne objeto do apetite de outra, todas as motivações de relacionamento moral param de funcionar, porque enquanto objeto de apetite por parte de outra, uma pessoa torna-se uma coisa e pode ser tratada e usada como tal por todos’ (Lições sobre ética). Kant parece estar descrevendo um estupro em grupo em vez do amor sexual, embora ache que a única e frágil fuga ao destino de se ser ‘jogado fora como se joga um limão que foi sugado’ é uma relação contratual baseada no casamento, apesar de ele próprio não ter experimentado essa solução (nem o sexo, provavelmente). Em * Platão, o desejo sexual é um bem, embora seja apenas o primeiro passo numa progressão para a perfeição (ver amor; beleza; Dante). Os movimentos culturais através dos quais a perspectiva platônica degenerou no * calvinismo de Kant incluem a repugnância crescente em relação a uma existência meramente material, por oposição à existência espiritual, e a convicção de são Paulo e de santo * Agostinho de que o * pecado original se encontra de algum modo associado ao desejo sexual (ver concupiscência).

* Hobbes exprimiu uma visão mais otimista do assunto do que Kant: ‘O apetite a que os homens chamam luxúria... é um prazer sensual, mas não é apenas isso; existe nele também um deleite da mente uma vez que consiste em dois apetites juntos, o de agradar e o de ser agradado. E o deleite que os homens têm em deleitar não é sensual, mas um prazer ou alegria da mente que consiste em imaginar o poder que têm de agradar’ (Natureza humana, IX, 10). Nesta área, as profecias tendem a se * auto-realizar: é previsível que, se nos colocarmos ao lado de Kant, nossas relações de caráter sexual se tornem muito piores do que se compreendermos Hobbes. O poder da tradição do * pecado é ainda visível no número de obras, a maior parte das vezes segundo uma perspectiva * feminista, que levam muito a sério a posição de Kant, em oposição às abordagens derivadas de Platão ou de Hobbes." (SIMON BLACKBURN, sob consultoria de DANILO MARCONDES, in DICIONÁRIO OXFORD DE FILOSOFIA, www.zahar.com.br - 1997, p. 357/8)


Home Page