ROBERTO MANGABEIRA UNGER,
A República de Platão
e Você Cidadania II

Home Page

Outros aspectos que chamaram a atenção deste cidadão no debate de idéias de ROBERTO MANGABEIRA UNGER em entrevista ao programa RODA VIVA da www.tvcultura.com.br  são os seguintes:

A colocação da "terceira via" como sendo um "meio de campo açucarado" entre a primeira via, identificada com a "direita" e a segunda, identificada com a "esquerda", sendo defendida por UNGER a "segunda", enquanto meio de democratização do capital, lembram a Ação Popular de Resgate da Reforma Agrária, ora em grau de Apelação. Neste ponto vale notar que siglas, rótulos e/ou títulos não conseguem mais identificar - se algum tempo conseguiram - tendências políticas deste ou daquele grupo social, como bem notou UNGER ao fazer ressalvas ao uso da palavra "capitalismo". Tudo isso porque interesses sociais estão deixando de existir e outros estão em criação, em evolução natural de ser o seu dever.

No meio daqueles caminhos, "Você Cidadania" enquanto tecido social coletivo, está presente por interesses tanto no âmbito governamental quanto empresarial, ou ainda fora daqueles, como nas Organizações Não Governamentais - Terceiro Setor - requerendo um esforço intelectual e material maior e melhor para compor paraconsistentemente interesses antagônicos.

Parece então que as diferenças marcantes da Política deste ou daquele Partido Político tendem a ser delimitadas pelos meios de composição daquelas paraconsistências, visando máxima eficiência do produto final composto. Nesse sentido os Partidos Políticos podem adotar uma instrumentalidade substancial em seus procedimentos decisórios, visando adequar o estilo* político das suas bases à sua cúpula, ao contrário do normalmente em vigor e em paralelo ao que proponho nas Petições Administrativas e Ações Populares, perante o Poder Judiciário.

Outro ponto de destaque na entrevista é a observação no sentido de ser o Brasil um dos países que mais possibilidades tem para liderar as mudanças sociais necessárias atualmente entre "ricos" e "pobres", em contexto mundial. Tal potencialidade, normalmente reconhecida mais pelos(as) Alienígenas que pelos(as) Brasileiros(as), decorre de fatores históricos e naturais, como a mistura de culturas de Seres Humanos e a biodiversidade da fauna e/ou flora brasileiras.

O financiamento público de campanhas políticas também é um tema que chama a atenção, pois o poder econômico e a mídia estão cada vez mais unidos e tendem a segmentar interesses coletivos em grupais, requerendo uma posição crítica de Você Cidadania individualmente considerada, ao questionar quem é o(a) "Dono(a)" desta ou daquela mídia e qual o Grupo Político a que está associada, direta e/ou indiretamente.

Para concluir, a interação e a dinâmica daqueles interesses, tanto na Sociedade Civil quanto institucionalmente, nos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, resultarão numa nova composição de forças políticas, na qual "fusões" e "aquisições" de Partidos Políticos serão comuns, como ocorre com as empresas em época de globalização, sendo a "Carteira de Clientes" composta por Você Cidadania individualmente considerada, em seus desejos políticos mais singelos, sem rótulos e/ou hierarquias, mas sim necessidades e respectivas satisfações, mediadas cada vez mais pelos sistemas de comunicações, como os oferecidos aqui na Internet.

Sinceramente,

 

Carlos Perin Filho

* O "estilo" ora referido não é pessoal, mas sim uma composição paraconsistente de tendências coletivas, como procuro fazer ao diferenciar o Cidadão - enquanto representante do tecido social coletivo de "Você Cidadania" - deste cidadão, enquanto pessoa física ou natural.


Home Page