Matemática, Lógica, Processo, Público,
Privado, Cinema e Você Cidadania

Home Page

Você Cidadania pode ter encontrado alguma dificuldade para entender o título deste hipertexto. Calma, é normal!;-)

Pergunta: O que a Matemática tem com a Lógica, com o Processo, com o Público, com o Privado e com o Cinema?

Resposta: Vamos começar unindo o útil ao agradável: Cinema.

Quando Você Cidadania vai ao cinema um fenômeno matemático, lógico, processual, público e privado ocorre. Sim, pois Você Cidadania paga a entrada do cinema com dinheiro, fazendo contas matemáticas de adição e/ou subtração. A lógica do pagamento anterior é um contrato, no qual Você Cidadania tem o direito de assistir ao filme pelo qual pagou o ingresso, mantendo um comportamento próprio de Seres Humanos em sala de cinema. O Processo envolve uma dialética relação entre a platéia e a obra cinematográfica: Você Cidadania individualmente considerada pode ter uma reação para uma dada cena, e a Você Cidadania coletivamente considerada - enquanto platéia - pode ter outra reação para a mesma cena [basta suspender a exibição para alguns Seres Humanos reclamarem com o(a) Operador(a) Cinematográfico...]. O Público envolve aquela reação coletiva de Você Cidadania enquanto platéia. O Privado envolve uma reação íntima de Você Cidadania enquanto Ser Humano.

Pergunta: Por que o Cidadão está elaborando este hiperblábláblátexto?

Resposta: Porque em Administração Pública o fenômeno é análogo.

Você Cidadania paga o ingresso (tributos) para assistir um filme (gestão da coisa pública), dotado de uma matemática (carga tributária), uma lógica (ideologia própria de quem exerce o poder), um processo (administrativo, legislativo, judicial) e uma concepção pública - decorrente daquela lógica - de como devem ser geridos os bens e serviços comuns e privada, sobre como devem ser geridas as coisas individuais.

Pergunta: Onde está a ‘tela’ de exibição?

Resposta: A ‘tela’ de exibição é a Mídia de Massa e/ou Mídia Dirigida, na qual todos os personagens, inclusive Você Cidadania aparecem e/ou devem aparecer.

Pergunta: Por que a confusão entre o Público e o Privado ocorre com tanta freqüência, com dinheiro público sendo usado para fins privados?

Resposta: A confusão ocorre em função da operação do sistema ser confusa, notadamente pelos Operadores(as) do Direito (Legislativo, Executivo, Judiciário), ainda mais em época de mudança de paradigmas, com nascimento e/ou morte de modelos jurídicos, como prova o Cidadão, que também é Advogado...

Pergunta: Como fazer para melhorar a performance dos(as) Operadores(as) do Direito para Você Cidadania ter um final feliz em todos os filmes, independentemente dos(as) Operadores(as)?

Resposta: Desculpe a humanóide sinceridade, mas sem Operadores(as) o ‘filme’ não passa... Portanto a sua ‘missão impossível’ é participar das novas produções manifestando sua vontade, quer por votações, quer por petições administrativas, quer por ações populares, quer por plebiscitos, quer por iniciativa popular, quer por manifestações cívicas (lembrar a manifestação para despoluição do Rio Tietê), quer pela Internet (este site é uma opção), etc.

Pergunta: Como separar a sua vida privada da sua vida pública?

Resposta: Afinal uma pergunta inteligente!... Esta pergunta remete para aquele comportamento descrito supra, sobre as reações possíveis para a platéia diante da exibição - ou não - da fita: sua vida de Cidadania pública é dada pela reação coletiva diante da exibição - ou não - da fita, sendo necessário excluir os aspectos privados se e enquanto estes não auxiliarem na dialética e paraconsistente composição harmônica da cena comum (ver E.T.).

Sinceramente,

 

Carlos Perin Filho

 

E.T.:

Bons exemplos na composição dialética e paraconsistente da cena comum é oferecida diariamente pela Mídia de Massa, como provam o Movimento dos Sem Terra e as terras familiares do Presidente da República Federativa do Brasil, bem como a discussão sobre a ‘herança’ do Ex-Presidente do TRT-SP e as ‘verbas’ destinadas àquele Fórum, entre outras exibições explícitas de Cidadania em construção naquela República Federativa, sob direção do Ministério Público Federal e/ou Estaduais e/ou Procuradorias Municipais e/ou Você Cidadania.


Home Page