STF empossa um polêmico presidente e Você Cidadania

Home Page

MÁRCIA QUADROS, em matéria sob o título "STF empossa um polêmico presidente", publicada no jornal Gazeta Mercantil de 01/02/03/06/2001, p. A-11, informa que MARCO AURÉLIO MENDES FARIA DE MELLO assume a presidência da Corte Constitucional brasileira, com destaque para os seguintes parágrafos, in verbis:

"(....)

O ministro Marco Aurélio, último a falar, foi ao mesmo tempo crítico e conciliador, evitando o confronto direto com o governo. Disse que não fazia um discurso de posse, mas lançava um manifesto de mobilização dos operadores do direito e de toda a sociedade pela alteração da mentalidade do Poder Judiciário e da comunidade jurídica. Para o novo presidente, numa época em que a ‘danosa impessoalidade’ das relações econômicas promovem um desvirtuamento ímpar de valores, é preciso restabelecer o enfoque no ser humano.

(....)"

Pergunta: O que Você Cidadania tem com isso?

Resposta: Aparentemente nada, pois "uma andorinha só não faz verão", porém vale notar a existência de uma tendência na consciência jurídica brasileira para observar fatos e valores da vida social de Você Cidadania com uma percepção diferente, menos formalista e burocrática e mais atenta aos efeitos práticos das ações, em instrumentalidade substancial.

Isso é muito importante para a administração da Justiça de forma efetiva, não apenas aparente como ocorre notadamente na Justiça Criminal.

Isso é relevante para reduzir, mesmo que indiretamente, o (im)popular "custo Brasil", majorado pela ineficiência da máquina administrativa judiciária.

Este cidadão espera que a salutar tendência de renovação ocorra também nos demais Tribunais e Fóruns por toda a República Federativa do Brasil.

Sinceramente,

 

Carlos Perin Filho


Home Page