Convergência de Mídias no planeta Terra e Você Cidadania

Home Page

ANA PAULA OLIVEIRA, em artigo sob o título "A novela da TV digital", publicado na WORLD TELECOM julho 2001 - http://worldtelecom.idg.com.br - p. 46-50, informa que as Mídias no planeta Terra estão em processo de convergência, fato gerador de atritos públicos e/ou privados, notadamente na República Federativa do Brasil, onde um fenômeno administrativo complexo está ocorrendo, in verbis:

"(....)

O dado mais preocupante, no entanto, está na forma como o próprio Ministério das Comunicações vem tratando a questão, que propõe a separação da radiodifusão (rádio e TVs abertas) das telecomunicações (telefonia e serviços de internet), o que vai na contramão do processo de convergência de mídias adotado no mundo todo.

(....)"

Tudo isso porque convergir em mídias é preciso, viver não é preciso... é uma Arte.

Assim como as Empresas de Rádio e Televisão, Telefonia e Internet querem Você Cidadania como Cliente, a Administração Pública quer regular aqueles serviços da melhor forma possível, segundo o princípio constitucional da eficiência.

Você Cidadania, como de costume, quer ser cada vez mais e melhor servida pelas Empresas de Rádio e Televisão, Telefonia e Internet, bem como pela Administração Pública, sem pensar naqueles detalhes técnicos relativos à convergência de mídias, porém pagando a conta, como de costume, daqueles técnicos detalhes.

O princípio da eficiência, seja ela pública ou privada, requer a tomada de decisões visando os melhores produtos e/ou serviços pelos menores preços e prazos. Tal princípio é visto de forma diferente, conforme o ângulo de observação seja da Administração Pública, ou das Empresas de Rádio e Televisão, Telefonia e Internet. Assim, um possível começo de solução para aquele impasse seja a busca da convergência quanto à eficiência do sistema a convergir sob o ponto de vista de Você Cidadania, que paga a conta da convergência, tanto pública quanto privada.

Nesse hipercontexto, a reformulação das parcerias privadas pode representar um avanço significativo na redução do custo de royalties, bem como na instrumentação substancial das normas administrativas relacionadas à convergência, em paralelo ao que aconteceria numa experiência de pensamento na qual carros pudessem voar e/ou navegar, sob as regras de uma Administração unificada, tanto aeronáutica, naval e terrestre, pois as fibras óticas da convergente mídia devem funcionar como o cérebro de Você Cidadania... na velocidade da luz (ver E.T.).

Sinceramente,

 

Carlos Perin Filho

E.T.:

Parece que o cérebro de Você Cidadania "Normal" funciona além da velocidade da luz, possibilitando impressões para uma filosófica ilustração do fenômeno, a conferir com a prima, digo, obra-prima, de PATRICIA SMITH CHURCHLAND, em NEUROPHILOSOPHY - Toward a Unified Science of the Mind/Brain - ISBN 0-262-03116-7, entre páginas 220 e 221.


Home Page