GERD BORNHEIN, Conversas com Filósofos(as)
brasileiros(as) e Você Cidadania

Home Page

GERD BORNHEIN oferece a seguinte reflexão sobre a questão formulada por MARCOS NOBRE e JOSÉ MARCIO REGO, in verbis:

"Seria possível falar de uma ‘filosofia brasileira’? Como o senhor vê as relações entre a filosofia e a cultura brasileira?

Elas não estão muito boas, e resolvem-se muitas vezes em termos de ironia, como diria o meu amigo [ Roberto ] Schwarz. Gostaria que houvesse, de um lado, maior intercâmbio com a política e as ciências sociais, e, de outro lado, com a crítica literária. Mas não vejo isso no Brasil, porque a cultura filosófica é também meio rara entre nós. Mas há uma atividade filosófica muito intensa no Brasil. (....)

A atividade filosófica, entretanto, está bastante diversificada, e todas as orientações estão mais ou menos representadas. Eu só implico um pouco com a filosofia analítica, nós não nos damos muito bem [risos]. Mas essa implicância está ligada àquele problema do objeto, é apenas uma outra versão: reduz-se tudo, a começar pela linguagem, a objeto. Com isso, não se vai muito longe, pois não é uma possibilidade de criação do pensamento. Não posso passar a minha vida inteira dando aula sobre Descartes. E hoje fazem isso: é Descartes, Espinosa e mais um ou outro que absorvem as preocupações dos analíticos. E eles fazem o que? Fazem atividades policiadas. Há muito policialismo nessas filosofias da linguagem, e há uma obsessão excessiva pelo método. Uma coisa a que nunca dei muita importância foi o método. O método tem de ser inventado na hora, pois, dependendo do que se está pensando, tem de se inventar a metodologia. Mas não é possível partir de um método a priori, estabelecido como camisa de força, para prender tudo lá dentro. Aliás, isso é uma característica do século XX.

(....)" (In: CONVERSAS COM FILÓSOFOS BRASILEIROS, São Paulo: Editora 34 - editora34@uol.com.br - 2000, p. 54/5)

Pergunta: O que Você Cidadania tem com isso?

Resposta: Aparentemente nada... mas se Você lembrar o CAZUZA cantando aquela música popular brasileira... "o nosso amor a gente inventa"... e (re)ler as seguintes petições...:

Petição Administrativa na Apelação
da Ação Popular da Administração Pública Federal

Petição na Apelação da Ação Popular
da Dívida Externa Brasileira

Petição na Apelação da Ação Popular do BANESPA & GRUPO

Filosoficamente?

 

Carlos Perin Filho


Home Page