Da importância da especialização médico-legal
para Você Cidadania

Home Page

A especialização médico-legal é muito importante para atender oportuna e convenientemente Você Cidadania Paciente, como ensina HÉLIO GOMES, in verbis:

"ESPECIALIZAÇÃO MÉDICO-LEGAL. - A Medicina Legal é uma especialidade médica. Dentro dela mesma, é tão grande seu campo de ação que várias de suas partes se vão constituindo, pouco a pouco, objeto de especializações secundárias.

Temos já especialistas em psiquiatria forense, em infortunística (acidentes do trabalho), em necroscopia, em técnicas de laboratório. Uma das partes integrantes da antiga Medicina Legal, a Toxicologia Forense, de tal maneira se desenvolveu e especializou que acabou se tornando disciplina autônoma. Sendo assim, as perícias só deveriam ser realizadas por especialistas. Infelizmente, não os temos em quantidade necessária, nem a remuneração, que se lhes atribui geralmente, estimula a vocação. Além disso, a imensidade do país e o atraso do interior ensejam a realização de perícias por pessoas absolutamente incapazes de as fazer com acerto, ciência e consciência. Já tive um aluno, na Faculdade de Direito, que me confessou ter sido, no interior do seu Estado, nomeado certa feita para proceder a uma perícia de defloramento! Fê-la; se a fez bem, ignora até hoje. O certo é que disse ou escreveu qualquer coisa. Aqui mesmo, no Rio, até há pouco capital do País, centro exponencial da cultura pátria, nem sempre são indicados para determinadas perícias os mais capazes e especializados, senão que, às vezes, são delas encarregados protegidos, afilhados ou amigos.

(....)"

(In: MEDICINA LEGAL, 31ª ed. revista e ampliada por Ewerton Paes da Cunha e J. Edvaldo Tavares. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1997, p. 29)

Pergunta: O que Você Cidadania tem com isso?

Resposta: Por vezes é melhor não falar !:-(usando a inteligência contextual dos Seres Humanos!;-), apenas ilustrar e/ou sugerir, sendo exemplificativa a Petição na Apelação da Ação Popular do FGTS, pois cuidar do tecido social coletivo da Bela Adormecida Você Cidadania exige perícia análoga àquela...!:-(007, Bond, James Bond!;-) simulações podem ocorrem,... e seu "guarda-roupas de madeira" está "cheio de esqueletos"... até parecem ser cupins!;-)

Dedicadamente,

 

Carlos Perin Filho

E.T.:

1º) For aural administration only - Use only as directed by a physician - Store in a dry place - Protect from light - Keep out of reach of chieldren: Spiritualized - Ladies and gentlemen we are floating in space BP - www.dedicated.co.uk - Medicated. 36B Notting Hill Gate, London W11 3JQ. UK - Date of preparation: March 1997 by SONOPRESS - RIMO DA AMAZÔNIA INDÚSTRIA E COMÉRCIO

2º) O remédio musical supra referido pode ser combinado, se necessário, oportuno e/ou conveniente, com a administração tópica de uma pomadinha popularmente conhecida como "Virgin Again".


Home Page