MILTON SANTOS, Movimento dos Sem Educação e Você Cidadania

Home Page

MILTON SANTOS, por entrevista concedida à CÁLIA CHAIM, publicada no jornal Folha de S. Paulo, de 08/01/2001, p. A-8, aborda diversas questões relativas à globalização, racismo e discriminação, com destaque para as seguintes perguntas e respostas, in verbis:

"(....)

Folha - Perguntado certa vez pela revista ‘Caros Amigos’ se teria medo de entrar num restaurante chique e ser olhado com desdém por ser negro, o senhor respondeu que sim. É isso mesmo em 2001?

Santos - Os negros têm medo sim. Não é só discriminação. Discriminação tem nos Estados Unidos, só que lá o negro iria quebrar o restaurante, o que seria considerado justo; aqui a polícia seria convocada para conter qualquer manifestação. Eu me lembro de duas pessoas importantes, o Florestan Fernandes e Celso Furtado, em duas ocasiões diferentes, uma em Nova York e outra em Paris, de onde ambos me disseram: daqui a alguns anos vamos ter no Brasil reações muito violentas da parte dos negros em relação à situação em que eles se encontram. Isso eles me disseram há vinte anos.

Folha - Mas não aconteceu.

Santos - Está perto de acontecer, espero que aconteça. Creio que inclusive processos como o da distribuição da educação vão ajudar porque os negros que conseguem estudar descobrem que não têm igual acesso às oportunidades e, sobretudo, eles sabem que raramente estarão em grandes escolas. Há algo que vai acelerar. São grupos poucos numerosos e alguns deles se deixam cooptar de uma forma ou de outra. Mas essa cooptação vai se tornar impossível daqui a algum tempo e daí o vaticínio de Florestan Fernandes e Celso Furtado vai se realizar.

(....)"

Interessante pensar estas perguntas e respostas no contexto do hipertexto MIGUEL REALE, Movimento dos Sem Educação e Você Cidadania.

E Você Cidadania? Já tem alguma(s) opinião(ões) a respeito do assunto?

O Cidadão está pensando em muitas...

Educadamente,

 

Carlos Perin Filho


Home Page