Da Literatura programada em veredas e Você Cidadania

Home Page

No programa VEREDA LITERÁRIA - vereda@unibr.br - da semana passada, transmitido pela - www.tvcultura.com.br - HELTON GONÇALVES DE SOUZA entrevistou FABRÍCIO MARQUES sobre Literatura.

Das várias questões conversadas o destaque deste hipertexto é a relativa ao "momento de transição" que Você Cidadania vivencia no planeta Terra, com o uso de novas tecnologias para fazer e experimentar Literatura.

Novas possibilidades tecnológicas, como a Internet, o e-book, os audio-books, etc., promovem um mercado tanto novo quanto já consolidado, permitindo inclusive o acesso à Literatura por pessoas com especificidades (de leitura, de audição, de tempo, de dinheiro, etc.).

Vale lembrar com ARISTÓTELES, em sua obra-prima Poética, que a Literatura começou programada em bucólicas veredas, em poética imitação por onomatopéias produzidas nas línguas dos parentes distantes de Você Cidadania junto à Natureza.

Em algumas milhares de voltas terrestes-solares, muitas letras foram pensadas, alfabetos elaborados em comunicação da vida, de Você Cidadania, ao ser o seu dever, como ensina NAPOLEÃO MENDES DE ALMEIDA, in verbis:

"Literatura ruinosa - Recebemos carta que denuncia a perniciosidade de determinadas publicações digeridas por milhares de desavisados leitores, especialmente por nossa juventude. Veio acompanhada de um ‘almanaque’ de certa editora, com tantas agressões ao vernáculo e tão repleto de expressões chulas que chega a constituir um louvor da ignorância. Na mão de crianças e de estrangeiros trazem tais publicações para o nosso linguajar o mesmo prejuízo que drogas para o físico: vício, deterioração, morte.

Com repugnante desleixo das normas gramaticais mais elementares, eivados de formas léxicas as mais abusivas, veículos de comunicação há que estão contribuindo cada vez mais, parece-nos que sob deletéria programação, para tornar a última flor do Lácio cada vez mais inculta e menos bela.

Que fazer quando vemos que desde há muito os ministros de educação não têm tempo para cuidar de instrução? Passaram a ser ministros de bem-estar de discentes e de docentes. Instrução, e principalmente cultivo do vernáculo, procure cada qual obter como lhe for dado."

(In: DICIONÁRIO DE QUESTÕES VERNÁCULAS, 2ª ed., rev. e aum., São Paulo: LCTE Livr. Ciência e Tecnologia, 1994, p. 317)

Em fuga da "literatura ruinosa" e em busca da "vereda literária" de Você Cidadania, uma possível tendência da Literatura para as próximas voltas terrestres-solares é, em paralelo ao que ocorre com as mídias, a convergência por combinação de meios de expressão diversos em um mesmo eletrodoméstico, visando expressar, cada vez mais e melhor, sua vibrante Língua.

Sinceramente,

 

Carlos Perin Filho


Home Page