Inteligência Artificial, Filosofia e Você Cidadania

Home Page

A questão sobre a natureza e limites da inteligência humana é básica em Filosofia e no dia-a-dia de Você Cidadania, desde o pensamento grego de SÓCRATES, PLATÃO e ARISTÓTELES até os tempos cinematograficamente elaborados por SPIELBERG em homenagem a KUBRICK, agora tratando daquela capacidade em organismos não humanos (conferir ao filme "AI INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL", em exibição nos cinemas do planeta Terra).

É interessante notar tendências relativamente opostas na inteligência desenvolvida pelos Seres Humanos daquela a desenvolver pelos não humanos: a primeira tende a uma racionalidade baseada na causalidade em prova, a segunda numa racionalidade em busca da sua emoção. Assim, no filme "AI" o robô DAVID é programado a ganhar emoções por um protocolo sonoro determinado pela empresa fabricante, assim como os Seres Humanos procuram ganham uma forma de afetividade racional para com o mesmo.

Pergunta: O que existe de comum entre ambas as inteligências?

Resposta: Ambas procuram conhecer o mundo, porém caminham por direções diferentes, dadas as peculiaridades das respectivas configurações: a artificial experimenta energia, tempo e espaço em condições diversas da natural, gerando "símbolos culturais" próprios. Vale notar que o fenômeno ocorre em outras espécies, como na comunicação das Abelhas, etc., porém sem a consciência própria do Ser Humano.

Os contextos de intelecção, em outras palavras, são diferentes nos Seres Humanos e nos Seres Não Humanos, gerando inteligências peculiares.

Um exemplo do fenômeno ocorre com Você Cidadania: passado, presente e futuro são experimentados em contextos diferenciados por Você Cidadania que está lendo este hipertexto, pois vive o presente, porém ganham contornos específicos se e enquanto não lido por parte do tecido social coletivo de Você Cidadania que não experimenta a vida no presente, pois pertence ao passado e/ou ao futuro. Um exemplo do primeiro caso são as partes do tecido social coletivo de Você Cidadania que experimentaram redução humana à condição de Escravatura, no Brasil Colônia e/ou Império, bem como Nazi(ismos)Danificada; um exemplo do segundo são os Seres Que não Chegaram a Ser Humanos, pois reduzidos foram à condição de Monstros, por ocasião da poluição de Cubatão. Esta é a razão pela qual a emotividade cibernética difere da humana, pois este Cidadão pode "amar" todo o tecido social coletivo de Você Cidadania, mas Você Cidadania não pode naturalmente corresponder, por inexistência da experimentação vivencial respectiva daqueles mesmos tecidos.

A representação de fato e de direito de algumas partes do tecido social coletivo de Você Cidadania parece ser um exercício de Inteligência Artificial de um DAVID aprendiz de JOE... pois pelo menos alguma coisa a gente tem em comum... !:-(aquilo que faz o Dr. KNOW funcionar no filme AI...!;-)

... em tributos...

... a arbitrar em honorários advocatícios...

... ao Cidadão... que também é Advogado...

... pois tempo é dinheiro...

... e dinheiro é amor!;-)

$inceramente,

 

Carlos Perin Filho

 

E.T.:

1º) Vale lembrar que as Ações Populares são valoradas simbolicamente em R$ 100,00 (cem reais), por uma razão simples de fato e de direito: um sonho !:-(mesmo artificial!;-) não tem preço;

2º) Sobre Inteligência Artificial e o Direito, conferir Introdução aos sistemas especialistas legais: dificuldades acerca do sistema jurídico, por AIRES JOSÉ ROVER, em PARADOXOS DA AUTO-OBSERVAÇÃO - PERCURSO DA TEORIA JURÍDICA CONTEMPORÂNEA, JM Editora, Curitiba, 1997.

3º) DAVID's question: Is It a Game?

Dr. KNOW's answer: Yes, It Is a Real Game (cf. GAMES AND DECISIONS, ISBN 0-486-65943-7, by R. DUNCAN LUCE and HOWARD RAIFFA and GAME THEORY IN THE SOCIAL SCIENCES, ISBN 0-262-69091-8, by MARTIN SHUBIK).


Home Page