MARILENA CHAUI, Ultraje a Rigor e Você Cidadania

Home Page

MARILENA CHAUI convida a filosofar sobre o direito de ser inútil !:-(favor romper a natural preguiça e ler ao menos esse hipertexto!;-), in verbis:

"Inútil? Útil?

O primeiro ensinamento filosófico é perguntar: O que é útil? Para que e para quem algo é útil? O que é o inútil? Por que e para quem algo é inútil?

O senso comum de nossa sociedade considera útil o que dá prestígio, poder, fama e riqueza. Julga o útil pelos resultados visíveis das coisas e das ações, identificando utilidade e a famosa expressão ‘levar vantagem em tudo’. Desse ponto de vista, a Filosofia é inteiramente inútil e defende o direito de ser inútil.

Não poderíamos, porém, definir o útil de uma outra maneira?

Platão definia a Filosofia como um saber verdadeiro que deve ser usado em benefício dos seres humanos.

Descartes dizia que a Filosofia é o estudo da sabedoria, conhecimento perfeito de todas as coisas que os humanos podem alcançar para o uso da vida, a conservação da saúde e a invenção das técnicas e das artes.

Kant afirmou que a Filosofia é o conhecimento que a razão adquire de si mesma para saber o que pode conhecer e o que pode fazer, tendo como finalidade a felicidade humana.

Marx declarou que a Filosofia havia passado muito tempo apenas contemplando o mundo e que se tratava, agora, de conhecê-lo para transformá-lo, transformação que traria justiça, abundância e felicidade para todos.

Merleau-Ponty escreveu que a Filosofia é um despertar para ver e mudar nosso mundo.

Espinosa afirmou que a Filosofia é um caminho árduo e difícil, mas que pode ser percorrido por todos, se desejarem a liberdade e a felicidade.

Qual seria, então, a utilidade da Filosofia?

Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política for útil; se dar a cada um de nós a à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes." (In: CONVITE À FILOSOFIA - www.atica.com.br - 2000, p. 18)

Pergunta: O que isso tem a ver com o ULTRAJE A RIGOR - www.ultraje.com e/ou www.ultraje.com.br - ?

Resposta: A (sic) resposta fica por conta de ROGER ROCHA MOREIRA & WARNER CHAPPEL, in verbis:

"INÚTIL

A gente não sabemos escolher presidente.
A gente não sabemos toma conta da gente
A gente não sabemos nem escovar os dentes
Tem gringo pensando que nós é indigente.

Inútil, a gente somos inútil.
Inútil, a gente somos inútil.

A gente faz carro e não sabe guiar.
A gente faz trilho e não tem trem prá botar.
A gente faz filho e não consegue criar.
A gente pede grana e não consegue pagar.

Inútil, a gente somos inútil.
Inútil, a gente somos inútil.

(Bis)

Com convicção, vamos ver...
A gente faz música e não consegue gravar...
A gente escreve livro e não consegue publicar...
A gente escreve peça e não consegue encenar...
A gente joga bola e não consegue ganhar...

Inútil, a gente somos inútil.
Inútil, a gente somos inútil.

Inútil, inútil, inútil...

(In: ULTRAJE A RIGOR 18 ANOS SEM TIRAR, CD 1707002-2, Abril Music!;-)

Vale lembrar que Você Cidadania está pagando a conta da Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo - www.usp.br - para o Cidadão, que também é Advogado, aprimorar a sublime arte de ser e dever ser (in)útil.

(In)útilmente,

 

Carlos Perin Filho


Home Page