Discurso do Presidente da República Federativa do Brasil
na Assembléia Nacional da FRANÇA
para Você Cidadania no planeta Terra

Home Page

O presidente diretamente bi-eleito da - www.brasil.gov.br - FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, em recente discurso pronunciado na Assembléia Nacional da FRANÇA, tece considerações históricas importantes para Você Cidadania no planeta Terra, com destaque estrutural para os seguintes parágrafos inicial, nuclear e final, in verbis:

"Esta é a primeira vez que um presidente do Brasil se dirige à Assembléia Nacional da França. Recebam, senhores deputados, a mais calorosa saudação do governo e do povo brasileiros. Agradeço, honrado, a oportunidade de trazer-lhes a palavra de um país que renovou seu compromisso com a democracia e o desenvolvimento.

(....)

Na onda dos atentados de 11 de setembro, o fanatismo dos terroristas parece encontrar eco no desejo nefasto de acirrar ânimos entre religiões ou culturas. Nós nos opomos tenazmente ao discurso de que existe um choque de civilizações: de um lado, o ‘Ocidente’ judaico-cristão; de outro, a civilização muçulmana. Heterogêneas como são as duas tradições, a barbárie e o autoritarismo, infelizmente, brotaram em ambas, mas também mereceram o repúdio dos segmentos mais lúcidos de cada uma delas. Recordo Albert Camus e sua visão de que, ‘para fazer triunfar um princípio, há um princípio que é preciso derrubar’. Que saibamos fazer eco ao grande escritor. Contra o medo e o irracionalismo, façamos prosperar o diálogo e a cooperação, valores que sabemos inscritos em todas as civilizações.

(....)

Mas isto exige ousadia. Em idéias e atos. Esta é a tradição da França e, na medida de suas possibilidades, também a do Brasil. É mais do que oportuno que saibamos intensificar ainda mais nosso diálogo, um diálogo de séculos, pleno de realizações, mas também de promessas não concretizadas. Que o nosso diálogo neste início de século se nutra de esperanças, mas nos leve à construção de um caminho comum e venturoso, é o meu desejo. Agradeço, uma vez mais, em nome de meu país, a gentileza do convite para ocupar esta nobre tribuna. Muito obrigado."

Claro e preciso, em lógica sociológica paraconsistente, o discurso do presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, pois o tecido social coletivo de Você Dramatique Cidadania no planeta Terra é composto por uma multiplicidade cultural imensa e contraditória, que exige o diálogo e a cooperação, visando reconhecer e superar o medo ou preconceito ao que é estranho e a respectiva reação irracional, ontem, hoje e/ou amanhã, pois afinal Todos(as) são Seres Humanos.

Estranhamente,

 

Carlos Perin Filho


Home Page