Reflexões lacônicas sobre LACAN e Você Cidadania Sonhador(a)

Home Page

O caderno mais! do jornal Folha de S. Paulo de 08/04/2001 publica artigos de MAURÍCIO SANTANA DIAS e SLAVOJ ZIZEK (tradução SAMUEL TITAN JR.) sobre JACQUES LACAN (1901-81), muito importantes para Você Cidadania Sonhador(a).

A partir do pensamento de FREUD, LACAN elaborou o estudo da psicanálise por uma linguagem própria, inclusive matemática, que buscava as ligações dos sonhos com a vida real e/ou vice-versa, influenciando não só a Psicanálise, mas todo o universo cultural.

A idéia básica de FREUD popularmente conhecida - os sonhos são satisfações de desejos reais - é desenvolvida por LACAN, como lexicograficamente explicado por SIMON BLACKBURN, sob consultoria de DANILO MARCONDES, in verbis:

"Lacan, Jacques (1901-1981) Psicanalista e intelectual francês. Lacan foi diretor da École Freudienne de Paris, desde 1963, mas sua influência deveu-se mais à série de seminários que deu na Universidade de Paris, a partir de 1953, que influenciaram decisivamente o pensamento francês da época. Empenhou-se na reinterpretação de Freud à luz do método estrutural da lingüística, introduzido por * Saussure. A linguagem passa a ser vista como uma manifestação das estruturas presentes no inconsciente. O tema principal é constituído pela criança que ao longo do processo de crescimento abandonará o estádio narcisista de absorção na mãe, tornando-se consciente da perda e da diferença, à medida que assume sua posição numa rede de papéis sociais e lingüísticos. As repressões que esse processo implica criam todo um mundo de desejos insaciáveis. A obra de Lacan é célebre por sua obscuridade, reproduzindo a natureza inconstante dos sonhos e, presume-se, do inconsciente; tal coo a de * Derrida, que lhe é posterior, está cheia de jogos de palavras, trocadilhos e lacunas que desafiam a razão. Além dos Écrits, as transcrições de seus seminários vêm sendo pouco a pouco publicadas."

(In: DICIONÁRIO OXFORD DE FILOSOFIA, 1997 - www.zahar.com.br - p. 219)

O que fica laconicamente para Você Cidadania Sonhador(a) pensar é exatamente sobre os seus sonhos...

Já pensou como seria muito mais claro e preciso se Você Cidadania Sonhador(a) conseguisse exprimir seus sonhos em fórmulas matemáticas, sem passar pela linguagem natural humana?

Pode parecer algo exclusivamente aplicável à inteligência artificial, mas em termos lógicos paraconsistentes é justificável: Sonhos podem ser apreciados enquanto manifestações elétricas do cérebro humano (v.g. via exame de eletroencefalograma), assim como os hipertextos que Você está lendo aqui na Internet. Manifestações elétricas podem ser matematicamente expressas, como ocorre com a conta de energia elétrica que Você Cidadania paga mensalmente, não obstante os "black outs" e/ou "apagões" da Administração Pública e/ou Privada/tizada.

Do lógica e paraconsistentemente exposto, resta laconicamente a possibilidade de formulação matemática dos sonhos de Você Cidadania, como, verbi gratia, aquele algoritmo elaborado na Ação Popular do BANESPA E GRUPO, entre outras matemáticas fórmulas popularmente vertidas em petições administrativas e/ou ações populares, nos termos do artigo 13, caput, da Carta Magna brasileira, in verbis:

"Art. 13. A língua portuguesa é o idioma oficial da República Federativa do Brasil.

(....)"

O próximo passo não é apenas registrar por eletroencefalograma e/ou ressonância magnética e interpretar o sonho e/ou pesadelo de Você Cidadania, mas sim aquelas manifestações elétricas e/ou magnéticas que Você Cidadania manifesta antes, pois estas são as causas, aquelas, as conseqüências...

Lacanianamente,

 

Carlos Perin Filho

 

E.T.:

O gatuno Cidadão anda sonhando com "Cadelas"... o que diria o popular "Analista de Begé" sobre o caso???


Home Page