ALCA, o desafio da oportunidade e Você Cidadania

Home Page

A revista mensal da Câmara Americana de Comércio de São Paulo - www.amcham.com.br - UPDATE - # 371, em matéria de capa sob o título "ALCA - O DESAFIO É AQUI", aborda os esforços que estão sendo adotados por trinta e quatro Nações Amigas visando formar a área de livre comércio, com destaque para as posições norte-americana e brasileira.

Vale notar que os mercados interno e externo dos Estados Unidos da América e do Brasil são muito complexos e específicos, em termos quantitativos e/ou qualitativos, sugerindo uma progressiva composição de acordos bilaterais e/ou multilaterais visando aquela liberdade comercial maior. Ainda, o Brasil possui uma margem interna de marcado muito grande, e culturalmente muito rica e diversidade, para ser explorada pelos agentes econômicos, pessoas físicas e/ou jurídicas que já estão instaladas em seu território, bastando ampliar o poder aquisitivo via redução da carga tributária e ampliação da massa de remuneração, em paralelo à agregação de valor aos produtos e/ou serviços pelo conhecimento aplicado. Em poucas e outras palavras, produzir mais, melhor e por menos, via parcerias estratégicas, parece ser uma das soluções possíveis para transformar desafios em oportunidades.

Naquele contexto, quanto mais Nações Amigas ficarem entre o Brasil e os Estados Unidos da América, como o CHILE no papel de ‘algodão entre os cristais’ melhor para Todos(as), inclusive com a futura entrada de CUBA (*ver E.T.)   nas negociações, ampliando as oportunidades de negócios, hoje tidas por meros desafios.

Sinceramente,

 

Carlos Perin Filho

E.T.:

CUBA pode dar 'samba', como provam VICTOR MARTINS e IVAN LINS em www.amcham.com.br/revista/370/buenavista_html pois num NOVO TEMPO, SOMOS TODOS IGUAIS NESTA NOITE para COMEÇAR DE NOVO.


Home Page