O que não se ensina nas Faculdades de Direito
para Você Cidadania no planeta Terra

Home Page

Da lavra do nobre colega Lawyer MARK H. McCORMACK, seguem alguns axiomas para Você Cidadania refletir sobre os(as) Advogados(as) no planeta Terra, in verbis:

"Axioma dos bons contratos de McCormack

Se um advogado está a servir o seu cliente sinceramente e bem, e se um cliente está a utilizar o seu advogado com eficiência e devidamente, então um contrato legal deve conter a mesma flexibilidade e contínua boa vontade que um acordo selado com aperto de mão." (p. 15)

"Axioma da desmistificação de McCormack

Uma vez passada a conversa misteriosa que nada significa, a maior parte daquilo que os advogados fazem é basicamente remexer em papéis com pretensões de pesquisa de alto nível, facto esse que leva demasiado tempo e custa demasiado em relação ao que se obtém." (p. 24)

"Axioma de recompensas atrasadas de McCormack

As pessoas que sacrificam grandes quantidades de tempo e dinheiro para obter um diploma profissional - médicos, advogados, licenciados em gestão - vêm determinadas a ir buscar o seu investimento com juros... ao sistema e a nós!" (p. 33)

"Axioma de miolos e músculos de McCormack

Os conhecimentos não são protecção suficiente contra a possibilidade de ser cilindrado." (p. 38)

"Axioma da arte de espetáculos de McCormack

Os advogados, como os artistas de vaudeville, representam tam (sic) tanto uns para os outros como para a assistência." (p. 45)

"Axioma de localização, localização e localização de McCormack

Se insistir em fazer negócios numa vizinhança dispendiosa, vai acabar por pagar a renda exorbitante do seu advogado." (p. 52)

"Axioma prático para seleção de advogados de McCormack

Contrate a pessoa que sabe fazer o trabalho - e aceite que a pessoa que sabe fazer o trabalho não é necessariamente a pessoa com quem quer travar relações de amizade." (p. 55)

"Axioma de associação de McCormack

Se não se sente bem com a idéia de que alguém talvez pense que o advogado é um amigo seu, então provavelmente não devia fazer negócio." (p. 60)

"Axioma de McCormack sobre a divisão de trabalho

Os advogados formalizam o negócio. Eles não devem fazer o negócio." (p. 64)

"Axioma das proporções inversas de McCormack

Eles gastarão tanto mais quanto menos o cliente parecer preocupar-se." (p. 72)

"Axioma de reveses e equilíbrios de McCormack

Os homens de negócios acentuam o positivo, os advogados ficam para lutar com o negativo, e todas as partes se esforçam por chegar a uma situação algures a meio." (p.92)

"Axioma da simbiose de McCormack

O feliz resultado de uma negociação ou de uma luta jurídica depende, na maioria das vezes, não propriamente da capacidade individual da pessoa que faz o negócio e do advogado envolvido, mas da maneira como funcionam juntos." (p. 97)

"Axioma das omissões inevitáveis de McCormack

Ninguém jamais pensa em tudo." (p. 98)

"Axioma de escape proporcional de McCormack

Quanto mais torcido o contrato, tanto maior o incentivo para qualquer dos lados se escapar dele." (p. 106)

"Axioma de boas escrituras pragmáticas de McCormack

Às vezes faz-se mais dinheiro deixando as pessoas fora dos contratos do que prendendo-as a obrigações que não são vantajosas para elas." (p. 129)

"Axioma da ganância geométrica de McCormack

À medida que o bolo aumenta, as pessoas começam a pensar menos na sua fatia e mais na do outro tipo." (p. 133)

"Axioma da esperança obstinada de McCormack

Não há nada mais provável do que excessivo optimismo para nos meter num processo desenfreado que nunca mais acaba!" (p. 146)

"Axioma de Pandora de McCormack

Uma vez aberta a tampa dos conflitos e complicações, estes conflitos e complicações geralmente multiplicam-se." (p. 159)

"Axioma de delegar versus mais-que-delegar de McCormack

Delegar autoridade para outro executivo é uma coisa; delegar autoridade para um advogado é outra completamente diferente." (p. 168)

"Axioma da virtude repentina de McCormack

Em face de uma batalha jurídica, ambos os lados ficam quase de imediato convencidos que são não apenas justos, mas moralmente bons, e a flexibilidade desaparece." (p. 178)

"Axioma das regras básicas de McCormack

Se pudermos ser quem estabelece as regras do jogo já andámos bem a caminho da vitória." (p. 180)

"Axioma da opinião do perito de McCormack

A noção de que a opinião gratuita não vale nada não sugere que a opinião dispendiosa valha necessariamente muito. Depende de quem está a dar a opinião, não da quantidade de dinheiro a desembolsar pelo privilégio de a receber." (p. 183)

(In: O QUE NÃO SE ENSINA NAS FACULDADES DE DIREITO, tradução de FRANCISCO FAIA do original The Terrible Truth About Lawyers, 2ª ed. Publicações Europa-América, Apartado, Portugal, 1989)

Pergunta: O que Você Cidadania tem com isso?

Resposta: Pois, pois,... a resposta fica por sua conta, conforme o caso concreto a experimentar, valendo notar que este advogado, que também é cidadão e estudante de Filosofia, observa a efetividade daqueles axiomas na performance que faz para Você Cidadania nas diversas Ações Populares, em especial do axioma da simbiose., pois navegar é preciso, viver não é preciso... é uma Arte!

Jusfilosoficamente,

 

Carlos Perin Filho

E.T.: As long as ridendo castigat mores, check it:

THE OXFORD BOOK OF LEGAL ANECDOTES
edited by
MICHAEL GILBERT
ISBN 0-19-282112-1


Home Page