Reflexões sobre o duro ofício do Jornalismo e Você Cidadania

Home Page

CARLOS HEITOR CONY, em artigo sob o título "Reflexões sobre o duro ofício do jornalismo", publicado na pg. E-16 do jornal Folha de S. Paulo de 15/06/2001, oferece diversos exemplos concretos de envolvimento da mídia com interesses não relacionados com o Direito de Informação de Você Cidadania, com destaque para os seguintes parágrafos, in verbis:

"(....)

Hora a hora, minuto a minuto, na feitura de um jornal, de uma revista ou na reunião de pauta do departamento de jornalismo das redes de TV, o lobby direto ou indireto, explícito ou camuflado, atua sem trégua, criando estratagemas que vão da garrafa de uísque no Natal ao acesso privilegiado de determinada fonte, passando pelos subornos menores, socialmente tolerados, como o almoço no restaurante caro ou o tapinha nas costas para mostrar intimidade.

(....)"

Pergunta: O que Você Cidadania Global tem com isso?

Resposta: Você Cidadania é objeto de matérias jornalísticas preparadas em função não do seu Direito de Informação, mas sim em função de interesses particulares desta ou daquela parte do seu tecido social coletivo.

Pergunta: O que fazer?

Resposta: Identificar qual parte do tecido social coletivo de Você Cidadania está sendo abordada na matéria, bem como refletir sobre o que acontece, ou não, com as outras partes da Sociedade Global.

Vale abstrair das reflexões de CARLOS HEITOR CONY que a "sujeira" está na prática das Profissões, em função das condicionantes históricas fáticas e/ou jurídicas de cada um. Assim, Você Cidadania pode auxiliar na modificação daquele quadro, na proporção da sua colaboração para mudar a prática desta ou daquela Profissão.

Nesse hipercontexto, Você Cidadania pode ganhar e muito com a Advocacia e a Medicina !:-(se o Jornalismo colaborar...!;-), e vice-versa, por Petições Administrativas e/ou Ações Populares pois, como diz ARISTÓTELES: "uma andorinha, só, não faz verão".

Filosoficamente,

 

Carlos Perin Filho


Home Page