Ciência & Tecnologia, Administração Pública e Você Cidadania

Home Page

ROBERTO ROMANO, em artigo sob o título ‘Ciência e tecnologia: assuntos de Estado’, publicado no jornal Folha de S. Paulo de 16/07/2001, p. A-3, oferece elementos para reflexão daqueles temas, com destaque para o seguinte parágrafo, in verbis:

"(....)

‘Knowledge and power meet in one’, é o aforismo de Bacon, grande inspirador da moderna ciência. Com a prudência baconiana, o Reino Unido e seu herdeiro cultural, os EUA, tornaram-se donos do mundo. Sem a mesma cautela, os países que não têm Estado pleno e não podem contar com o saber recebem um papel subalterno. Em nosso país, ciência e tecnologia ainda são assuntos exclusivos do governo, com as suas virtudes e fraquezas. O Estado brasileiro, no seu todo, ignora esse ângulo vital para a sobrevivência da sociedade.

Faltam-nos Estado e estadistas, essa é a única conclusão possível."

RICARDO BONALUME NETO, enviado especial a Salvador, em matéria na mesma mídia e data, p. A-12, informa que o Ministério da Ciência e Tecnologia brasileiro - www.mct.gov.br - acaba de publicar um ‘livro verde’, com aspectos gerais para serem amadurecidos, sobre Ciência e Tecnologia no Brasil, sendo uma ‘grande surpresa’ descobrir que a maioria dos(as) Doutores(as) e Mestres(as) de Você Cidadania está profissionalmente no setor privado, não no setor público. Tal constatação não é surpresa para este Cidadão, pois a iniciativa privada paga muito mais e melhor (benefícios) que o setor público, bastando abrir os classificados de empregos e verificar tal observação !:-(aliás - ainda - não há vagas para profissionais de Filosofia!;-)

ALFREDO JOSÉ ASSUMPÇÃO, em artigo sob o título ‘Profissionalismo na administração política’, publicado no jornal Gazeta Mercantil de 13/14/15/07/2001, p. A-3, oferece uma pergunta naquele contexto paraconsistente para reflexão, in verbis:

"(....)

Sobra-nos apenas uma questão a ser respondida: falta o que, então, ao País, para que ele dê certo de vez e possamos sair dessa conversa de país do futuro? Seria vergonha na cara? Não creio. Falta-nos apenas gerentes competentes no lugar que lhes cabe: à frente da gestão dos negócios do País. E que venha o profissionalismo de gestão política"

Em busca de uma possível composição paraconsistente entre todas aquelas colocações, temos que:

1º) Ciência & Tecnologia é um capítulo especial do título Da ordem social, na Constituição Federal brasileira, ao lado da Seguridade Social, da Educação, da Cultura e do Desporto, da Comunicação Social, do Meio Ambiente, da Família, da Criança, do Adolescente e do Idoso !:-(Idades Superiores fica melhor!;-) e dos(as) Índios(as);

2º) Cabe diferenciar assuntos de Administração Pública em sentido estrito dos assuntos Políticos em geral, pois nestes prepondera - ou deve preponderar - a vontade eletiva de Você Cidadania, nos termos do artigo primeiro, parágrafo único da Constituição Federal, e naqueles prepondera - ou deve preponderar - a capacitação técnica e/ou intelectual, mediante concurso público de provas e/ou títulos, nos termos do artigo 37, I, II, III, IV, também da Constituição Federal;

3º) As avançadas metodologias de Recursos Humanos empregadas na seleção de Executivos(as) pela iniciativa privada podem ser incorporadas aos concursos públicos;

4º) $em acertar o problema do ‘teto’ e do ‘piso’ dos vencimentos dos (as) Funcionários(as) Públicos(as) - cf. Ações Populares respectivas - os enunciados acima paraconsistentemente compostos não passam de ‘Blábláblás’, pois os(as) Mestres(as) e Doutores(as) de Você Cidadania continuaram a não participar de concursos públicos.

Sinceramente,

 

Carlos Perin Filho

E.T.:

Em comentário paralelo à matéria de SALVADOR NOGUEIRA (Folha de S. Paulo, 16/07/2001, p. A-12), cabe render homenagens ao major aviador MARCOS PONTES, que 'está anos-luz' daqueles problemas de fato e de direito, em histórico retorno dos investimentos públicos de Você Cidadania em Ciência & Tecnologia, desde o INSTITUTO TECNOLÓGICO DA AERONÁUTICA - www.ita.gov.br - até a NASA - www.nasa.gov -.


Home Page