Gestão da saúde nas empresas:
uma nova visão para Você Cidadania

Home Page

FLÁVIA POPPE DE MUÑOZ, em artigo publicado no Jornal de Recursos Humanos da Associação Paulista de Administração de Recursos Humanos - publicado no jornal O ESTADO DE S. PAULO de 30/09/2001, p. 4 do caderno Ce, sob o título "Gestão da saúde nas empresas: uma nova visão", oferece elementos para refletir a saúde de Você Cidadania num contexto plural, com destaque para os seguintes parágrafos, in verbis:

"(....)

A partir de análises detalhadas sobre o perfil nosológico (tipos de doenças) detectadas, uma equipe multidisciplinar (médicos, economistas, especialistas de saúde ocupacional, medicina preventiva e em projetos de educação e saúde) começa a definir as áreas mais indicadas para intervir com programas de prevenção.

Durante a etapa de análise do perfil de saúde coletiva do cliente também ganha contorno o relacionamento indispensável com as gerências de RH e de produção das empresas. É o que chamamos de fase do ‘entrosamento’, em que contratado e contratante vão reconhecendo o potencial da visão compartilhada.

Identificadas as áreas de intervenção para os programas de medicina preventiva e de promoção à saúde, entre em jogo o papel da terceira e mais importante parte: o usuário. Este envolvimento também requer disposição para rever estilos, modificar certas condutas, enfim, aprender. Se os programas de medicina preventiva são de efeito geral, sem entrar na especificidade e necessidades geradas por diferentes processos do trabalho, os resultados correm o risco de não terem efeito.

Como elos de uma cadeia, assistência médica, saúde ocupacional, análise de informações e programas de medicina preventiva, uma vez corretamente integrados e coordenados para atingir os objetivos de cada organização, transformam-se num rico recurso para as áreas responsáveis pela transformação da saúde em um atributo. Ganham todos, empregados, empresa e Operadoras."

Clara e precisa a posição de FLÁVIA POPPE DE MUÑOZ, bastando incluir naquela equipe multidisciplinar (médicos, economistas, especialistas em saúde ocupacional, medicina preventiva e em projetos de educação e saúde) os(as) Nobres Colegas Advogado(a)/s, visando obter as justas indenizações e/ou compensações dos danos materiais e/ou morais daquelas doenças, notadamente resultantes das epidemias do tabagismo e do alcoolismo.

Era só o que faltava... para Você Cidadania viver a vida ... gostosa como ela deve ser!;-)

Sinceramente,

 

Carlos Perin Filho

E.T.:

Não há vagas para Filósofos(as) no Mercado de Trabalho, ainda...!:-( isnif, isnif...buá, buá!;-)


Home Page