Biotecnologia, Capital de Risco e Você Cidadania

Home Page

VICENTE VILARDAGA, em matéria sob o título "A ousadia do Votorantim na biotecnologia - Tradicional produtor de cimento, alumínio e papel analisa projetos de genoma, biodiversidade e fármacos com um cacife de US$ 300 milhões", publicada no jornal Gazeta Mercantil de 14/15/16/12/2001, p. C-1, informa que a Biotecnologia está em grande desenvolvimento na República Federativa do Brasil, graças à união do capital de risco com projetos governamentais, com destaque para os seguintes parágrafos, in verbis:

"(....)

A Votorantim Ventures, administradora de um fundo de US$ 300 milhões, tem um dos principais programas em pesquisa tecnológica do País. Até agora, seus esforços estavam concentrados em projetos de tecnologia da informação. Com a contratação do bioquímico Fernando Reinach, um dos coordenadores do Projeto Genoma Brasileiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a Votorantim Ventures reorienta sua estratégia e volta a maior parte de suas atenções para a biotecnologia. Além disso, abre um importante canal de comunicação com as universidades, com o objetivo de transformar pesquisa científica de ponta em projetos empresariais viáveis.

(....)

Bom trânsito pelas universidades

Fernando Reinach combina bem a carreira universitária com o interesse pelo mundo dos negócios. No início dos anos 90, Reinach criou, com outros sócios, a Genomic Engenharia Molecular, responsável pelos primeiros laboratórios de testes genéticos e de paternidade em funcionamento no Brasil. Há dois anos, idealizou a .comDomínio, empresa que possui e administra centros de dados e que conta, hoje, com participação da Votorantim Ventures.

Reinach, professor titular de bioquímica da Universidade de São Paulo (USP), tem bom trânsito nas universidades brasileiras e sabe se comunicar com cientistas, o que é grande vantagem para um executivo de um fundo dedicado à pesquisa científica. Além de ter sido membro do comitê de julgamento de projetos científicos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), foi secretário do desenvolvimento científico do Ministério da Ciência e Tecnologia em 1999.

(....)"

Pergunta: O que Você Cidadania tem com isso?

Resposta: Aparentemente pouco ou nada, pois até agora parece que apenas a (im)popular Xylella fastidiosa ganhou a atenção dos(as) Cientistas e/ou Investidores(as) Públicos(as) e/ou Privados(as) naquela República Federativa, mas Você Cidadania que acompanha a performance do Cidadão, que também é Advogado, sabe da importância da oportuna e adequada combinação do capital de risco com a biotecnologia [conferir a petição na Ação Popular da Biotecnologia sob protocolo 072985, com a participação especial da www.genomic.com.br ] valendo lembrar aqui o artigo de MICHAEL GIBBONS publicado na - www.nature.com - 02.12.1999, C81 sobre a necessidade prática do desenvolvimento conjunto de um novo contrato social científico, visando não apenas a confiabilidade científica do conhecimento, mas sim a adequação daquele conhecimento ao tecido social coletivo de Você Cidadania no planeta Terra, pois ela não é o centro do Universo...Você é!;-)

Sinceramente,

 

Carlos Perin Filho

E.T.:

Pode parecer ficção científica e/ou filosófica experiência de pensamento, mas este hipertexto guarda íntimas relações com a Petição Administrativa para UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, como oportuna e adequadamente Você Cidadania poderá paraconsistentemente experimentar nas próximas voltas terrestres-solares...


Home Page