Planejamento, Universidade e Você Cidadania

Home Page

JOSÉ MARIA ALVES DA SILVA, em artigo sob o título "O planejamento e a universidade", publicado no jornal Folha de S. Paulo, 18/07/2001, p. A-3, oferece elementos para reflexão de Você Cidadania, com destaque para os seguintes parágrafos, in verbis:

"(....)

Elaborar um planejamento estratégico socialmente engajado requer, sobretudo, perspicácia para compreender de onde sopram os ventos das mudanças e onde estão os anseios sociais que devem ser atendidos em cada época.

Países como o Brasil, com tantas carências e problemas, não podem se dar ao luxo de bancar universidades voltadas para a simples busca de conhecimentos ou para a compreensão do mundo como ele é, sem nenhum julgamento quanto ao que deveria ser. Precisamos que as universidades planejem ativamente, buscando soluções para problemas concretos, contribuindo para o desenvolvimento econômico e atuando como um ‘Ministério Público de justiça socioeconômica’.

(....)"

Tais considerações lembram, em outro hiper-contexto, aquelas elaboradas na Petição Administrativa à UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, que poderão ser adaptadas para outras Unidades da Diversidade nesta República Federativa, tão logo processados oportuna e convenientemente os ventos das mudanças e... os anseios sociais que devem ser atendidos em cada época. (ver E.T.)

Universitariamente,

 

Carlos Perin Filho

E.T.:

Vale lembrar que Universidades Públicas são pessoas jurídicas de direito público, que podem e devem propor medidas judiciais para fazer valer seus direitos - contra e/ou a favor outras pessoas jurídicas públicas e/ou privadas - visando cumprir sua missão de ser a Unidade da Diversidade no contexto dos seus deveres políticos e administrativos autonomamente concebidos para Você Cidadania viver mais e melhor.


Home Page