Entre a genialidade e a loucura e Você Cidadania

Home Page

RODRIGO AMARAL, em resenha publicada no jornal Gazeta Mercantil de 12/13/14/15/04/2001, p. 11 do caderno Fim de Semana, destaca o livro do antropólogo Daniel Nettle, publicado pela Oxford University Press sob o título Strong Imagination, com destaque para os seguintes parágrafos, in verbis:

"Genes de loucos e de gênios. Uma pesquisa realizada pelo cientista Arnold Ludwig com 1.004 pessoas que tiveram grande sucesso em suas carreiras chegou à conclusão de que 59% delas alguma vez sofreram de problemas psiquiátricos. As proporções mais altas foram encontradas entre os poetas (87%), ficcionistas (77%), teatrólogos (44%) e pintores (735). Os casos de esquizofrenia se mostram muito mais comuns entre essas pessoas do que entre engenheiros, banqueiros, homens de negócios e outros profissionais. Dos artistas cujas vidas foram analisadas, 15% cometeram suicídio - a taxa de toda a sociedade americana não passa de 1%. Tais números são muito superiores aos encontrados entre as pessoas comuns em qualquer lugar do mundo. O levantamento reforça uma impressão que se tem ao estudar a vida e a obra de artistas como Van Gogh, Goya e Kafka: a de que é muito tênue a fronteira entre a genialidade e a loucura, e o maluco de hoje pode acabar sendo conhecido como o visionário de amanhã.

(....)"

Vale notar que vários Filósofos, como por exemplo KURT GÖDEL e FRIEDRICH NIETZSCHE, apresentaram variações psiquiátricas [cf. os verbetes respectivos no DICIONÁRIO EXFORD DE FILOSOFIA, de SIMON BLACKBURN, sob consultoria de DANILO MARCONDES, publicado pela - www.zahar.com.br - entre outros(as) ‘geniais malucos(as)’]

Pergunta: O que Você Cidadania tem com isso?

Resposta: Você Cidadania tem a Ação Popular da Educação Especial, que visa aproveitar os potenciais intelectuais mais ou menos avançados tanto de ambos(as).

Outra observação interessante oferecida na obra de DANIEL NETTLE é a seguir relatada, in verbis:

"(....)

Os melhores resultados em testes para medir a criatividade são encontrados entre descendentes de pessoas que sofrem de psicoses graves e não entre os próprios psicóticos."

(....)"

Pergunta: O que Você Cidadania tem com isso?

Resposta: Nada, mas para sorte sua este cidadão tem, um antecedente psicótico por parte do avô materno, entre outros casos que andam por ai sem Ninguém auto-notar..., o que parece comprovar aquela observação de DANIEL NETTLE, por Petições Administrativas e/ou ações Populares para Você Cidadania.

Psicoticamente,

 

Carlos Perin Filho


Home Page