Multiplicação de segmentos de DNA
pela técnica PCR e Você Cidadania

Home Page

Comparar o Código Genético com os Códigos de Direito é uma atividade intelectual muito interessante, pois aquele parece ser muito mais inteligente e perfeito que este, guardadas as diferenças de ser e dever ser que naturalmente comportam. Enquanto os Seres Humanos no planeta Terra usam Ordenamentos Jurídicos diferentes, baseados nos costumes, nas leis, em fundamentos religiosos, etc., seus organismos usam um código único, que serve para Todos(as), com pequenas variações étnicas de genótipo e/ou fenótipo. Tal deleite intelectual não é puramente teórico, mas é sobretudo prático, como ensinam L. C. JUNQUEIRA e JOSÉ CARNEIRO, no contexto científico da Biologia Celular e Molecular, in verbis:

"Multiplicação de segmentos de DNA pela técnica PCR

A técnica PCR (Polymerase Chain Reaction) possibilita a clonagem de genes com enorme eficiência, em comparação com a clonagem feita através de plasmídeos que são introduzidos em bactérias. A técnica PCR só é possível graças às DNA-polimerases cuja atividade enzimática não é destruída por temperaturas elevadas. Essas DNA-polimerases são extraídas de bactérias que vivem em fontes de água quente. A enzima usualmente empregada é obtida da bactéria Thermus aquaticus e, por isso, conhecida como Taq-polimerase.

A técnica PCR usa a Taq-polimerase para adicionar desoxirribonucleotídeos a um pequeno segmento de DNA, ou ‘primer’, que dirige a síntese do novo segmento de DNA sobre o molde (‘template’) onde o ‘primer’ se localizar. Portanto, é necessário que o ‘primer’ usado se ligue especificamente à extremidade 3’ do segmento de DNA que se deseja copiar, e não se prenda a outro local.

Para facilidade de exposição, a técnica PCR pode ser dividida em três etapas fundamentais. (1) A mistura da amostra de DNA + Taq-polimerase + ‘primers’ é submetida a uma temperatura de 92º - 94ºC, para que ocorra a separação dos dois filamentos de DNA. (2) Abaixamento da temperatura para que os ‘primers’ se prendam às extremidades 3’ de cada filamento de DNA, que têm as seqüências necleotídicas complementares dos ‘primers’. É importante que exista grande excesso de segmentos ‘primers’ para possibilitar as numerosas amplificações que ocorrerão nos ciclos posteriores da técnica. Nesta primeira etapa, a polimerase adiciona nucleotídeos às extremidades 3’ dos ‘primers’. À medida que a polimerase acrescenta nucleotídeos aos ‘primers’, vai copiando os filamentos de DNA, formando filamentos complementares a cada um deles. (3) A temperatura é novamente elevada, causando a separação entre os filamentos de DNA novos e os filamentos antigos, e reiniciando o ciclo, porém agora os segmentos iniciais de DNA estão duplicados uma vez.

Em cada ciclo, o número de genes (segmentos de DNA) é duplicado e, coo cada ciclo dura 2-3 horas, em algumas horas o DNA pode ser copiado bilhões de vezes. Além de rápida, PCR é uma técnica tão sensível que pode amplificar o DNA de uma única célula, como um glóbulo branco de sangue, por exemplo. Essa técnica tem numerosas e importantes aplicações em biologia molecular, em procedimentos de diagnóstico de diversas doenças hereditárias e em medicina forense. Ela torna possível identificar ou inocentar um suspeito de crime pela comparação do DNA de pequenas quantidades de sangue, esperma, ou um fio de cabelo, encontrados no local do crime, com o DNA da pessoa suspeita." (In: BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR, Guanabara Koogan, 1997, 6ª ed., p. 192, negrito meu)

Como exposto por L. C. JUNQUEIRA e JOSÉ CARNEIRO, a PCR é muito importante para Você Cidadania, pois possibilita a análise - a partir de amostras muito reduzidas (até de uma singela célula!;-) - forense, enquanto prova cível e/ou criminal.

Para concluir, vale lembrar que esta técnica foi usada no exame que encomendei, para análise da transversão G - T no códon 157 do exon 5 do famoso, cinematográfico  e mundialmente conhecido P, o gene P53, conforme informe de mercado da revista NEWSLAB nº 28 - www.newslab.com.br pelo laboratório GENOMIC ENGENHARIA MOLECULAR LTDA. - www.genomic.com.br .

Biologicamente,

 

 

Carlos Perin Filho

 

E.T.: Sobre o assunto (e as deliciosas ‘brigas’ de fato e de direito que o envolvem, ontem, hoje e amanhã), ver também:

THE ROYAL COMMISSION ON CRIMINAL JUSTICE
The Ability to Challenge DNA Evidence - Research Study No 9
by Beverley Steventon
LONDON: HMSO, 1994
ISBN 0 11 341062 X

... e para relaxar... reassistir "GATACA" - aquele filme de ficção científica sobre engenharia genética com Seres Humanos no planeta Terra - pois existem músicas gigantes que Ninguém pode compor e/ou tocar sem as oportunas e adequadas luvas...!;-)


Home Page