MAQUIAVEL, Observatório da Imprensa e Você Cidadania

Home Page

A Revista Reflexão, do Instituto de Filosofia da PUC-Campinas, assim resume o artigo de FRANCISCO DE PAULA SOUZA, sobre ÉTICA E POLÍTICA NO PENSAMENTO DE MAQUIAVEL, in verbis:

"O presente artigo analisa o pensamento político de Maquiavel à luz da nova metodologia por ele empregada na construção da ciência política. Mostra que a utilização dessa metodologia confere à política maquiaveliana seu estatuto epistemológico de verdadeira ciência, construída a partir da observação direta dos fatos políticos e dos ensinamentos da História, libertando, conseqüentemente, a ciência política das imposições da Metafísica de Aristóteles e da tradição religiosa. A conquista de autonomia pela ciência política maquiaveliana perante a Metafísica e a Religião, consagra também sua independência e separação em relação à Ética. O autor observa, entretanto, que, a política, enquanto ciência, se apresenta destituída de compromissos éticos derivados do exercício da atividade política."

(In: REVISTA REFLEXÃO, ISSN 0102-0269, nº 77, p. 11-21)

O programa - www.observatoriodaimprensa.com.br - trata das relações da mídia com o "Terceiro Setor", enquanto agentes econômicos e/ou sociais diferenciados em relação ao Mercado e ao Estado, que são os outros dois "setores". Vale lembrar que o INSTITUTO AYRTON SENNA, representado no referido programa, é um dos beneficiados pela Ação Popular da FIA, autos nº 2000.61.00.002789-4.

Pergunta: O que a teoria política de MAQUIAVEL tem a ver com o "Terceiro Setor"?

Resposta: Aparentemente pura e simplesmente 500 anos de História a separam do "Terceiro Setor", mas uma observação mais cuidadosa pode revelar "outros 500"...

A separação da política frente à religião, marcante do período medieval para o moderno, conferindo autonomia de ação para ambas, é parte de um processo social de satisfação de necessidades humanas, materiais e/ou não. Tal constatação histórica, agora transvalorada para os dias atuais, é evidenciada pela participação relevante de parcela do tecido social coletivo de Você Cidadania originária dos movimentos religiosos nas práticas voluntárias do "Terceiro Setor", procurando satisfazer de forma utilitária as necessidades econômicas e/ou sociais não atendidas pelo Estado.

Em poucas e outras palavras o "Terceiro Setor", englobando aquele conteúdo religioso, pratica uma ética própria e autônoma em relação ao campo de ação político institucional. Vale lembrar, para concluir, que as populares "Santas Casas" são também beneficiadas por Ações Populares que reclamam indenizações dos gastos no tratamento das doenças causadas pelas doenças das epidemias tabágica e alcoólica.

Sinceramente,

 

Carlos Perin Filho


Home Page