Filosofia e Você Cidadania I

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Filosofia é o amor ao conhecimento.

Amar o conhecer é sublimar o fazer no pensar, e vice-versa.

Em poucas e outras palavras, é o que o Cidadão faz na - www.usp.br - com o seguinte programa, in verbis:

 

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UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA

 

SCIENTIA VINCES

 

 

 

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
1º Semestre de 2001
Disciplina Obrigatória
Sem pré-requisito
Destinada: Alunos de Filosofia
Código: FLF0104
Profa. Olgária Chain Feres Matos (A)
Prof. Mário Miranda Filho (B)
Prof. Márcio Suzuki (Seminário)
Prof. Roberto Bolzani Filho (Seminário)
Carga horária: 08 horas semanais
Número máximo de alunos por turma: 150

TÍTULO: CRÍTICA DA RAZÃO ABSTRATA (A)
ANTIGOS E MODERNOS (B)

I - OBJETIVOS

(A) O objetivo do curso é indicar a emergência do conceito de verdade no campo filosófico tal como tratado no Ocidente, em particular em sua acepção grega - revelação ou ‘evidência’ - considerando a figura do ‘mestre da verdade’ na grécia (sic) antiga e clássica. Trata-se da história de sua conversão em objeto de demonstração ou indução, com o conseqüente advento do logos abstrato. Mito, logos e razão - a linguagem mito-poética, o discurso filosófico e a ciência moderna serão considerados, a partir da tragédia, Platão e Descartes.

(B) O curso, que é apenas uma introdução à questão das relações entre os modernos e os antigos, procurará mostrar como a Filosofia Antiga constituiu uma reflexão sobre temas referentes à Praxis 0 isto é, ao domínio ético-político - e coo esta reflexão foi deslocada pelo advento de um outro modo de pensar que se tornou responsável pela criação da modernidade.

II - CONTEÚDO

A.

1. A teogonia como geração do mundo: o incriado, a esquisogênese, a sexualidade.

2. A tragédia como espetáculo e especulação: logos e imagem.

3. Platão: verdade (aletheia) e teoria (‘visão de deus’ ou ‘o cuidado com o ver’).

4. Descartes: razão contra a imaginação: as meditações metafísicas.

B.

1. História da filosofia e historicismo.

2. Filosofia, poesia e profecia.

3. Dilemas da filosofia na democracia grega: Sócrates, Platão e Aristóteles.

4. A revolução moderna como recomeço da filosofia: Maquiavel, Hobbes, Bacon e Espinosa.

5. Contribuições filosóficas à primeira democracia moderna: Locke e a Declaração de Independência nos Estados Unidos.

6. Abraham Lincoln e o conceito de igualdade.

A modernidade como hedonismo.

 

III - MÉTODOS UTILIZADOS

Aulas expositivas e seminários

IV - ATIVIDADES DISCENTES

Prova, trabalho e seminário

V - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Profa. Olgária: prova.

Prof. Mário: a combinar em sala de aula

VI - BIBLIOGRAFIA

A.

Básica

- Vernant, Jean-Pierre, Mito e Verdade na Grécia Antiga, ed. Duas Cidades.

- Detienne, Mestres da verdade na Grécia Antiga, ed. Papirus.

- Hesíodo, A Teogonia, trad. J. A. Torrano.

- Sófocles, Antígona.

- Platão, Livro VII e IX da República.

- Descartes, Discurso do Método (Primeira, Segunda e Terceira Parte).

- Descartes, Meditações Metafísicas (Primeira e Segunda), Abril Cultural.

Auxiliar

- ‘O Homem grego’, Jean-Pierre Vernant (org.), Lisboa, Editorial Presença.

- Meier, Christian, Dela tragédie comme art politique, Les Belles Lettres.

- ‘Ética’, Adauto Novaes (org.), São Paulo, Companhia das Letras.

- Bignotto, Newton, O Tirano e a Cidade, São Paulo, Discurso Editorial.

- Ferraz, Maria Cristina, Platão, As artimanhas do fingimento, Relume-Dumará.

- Havelock, E. , Prefácio a Platão, Editora Papirus.

- Teixeira, Lívio, A Moral de Descartes, Editora Companhia das Letras.

- Silva, Franklin Leopoldo e, Descartes, São Paulo, Editora Moderna.

- Chauí, Marilena, Convite à Filosofia, Editora Ática.

- Bréhier, História da Filosofia, Mestre Jou.

- ‘História da Filosofia’, Chatelet (org.)

- Matos, Olgária, Filosofia, a polifonia da razão, ed. Scipione.

 

B.

A bibliografia será indicada e comentada em aula.

 

SEMINÁRIOS

- Prof. Márcio Suzuki

Aristóteles, Poética

 

- Prof. Roberto Bolzani Filho

Textos escolhidos, que serão comunicados no início das aulas.

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Pergunta: O que Você Cidadania tem com isso?

Resposta: Você Cidadania paga a conta, por tributos, do sublime curso do Cidadão, assim como já pagou o curso de Direito (também na USP), ... assim como os honorários advocatícios a arbitrar judicialmente, nas Ações Populares!;-)

$inceramente,

 

Carlos Perin Filho


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