Reflexões natalinas sobre as exigências fundamentais
da verdade para Você Cidadania II

Home Page

Para início de resposta vale conferir mais algumas reflexões sobre as exigências fundamentais da verdade para Você Cidadania, com MARILENA CHAUI, in verbis:

"(....)

A verdade é, ao mesmo tempo, frágil e poderosa. Frágil porque os poderes estabelecidos podem destruí-la, assim como mudanças teóricas podem substituí-la por outra. Poderosa, porque a exigência do verdadeiro é o que dá sentido à existência humana. Um texto do filósofo Pascal nos mostra essa fragilidade-força do desejo do verdadeiro:

O homem é apenas um caniço, o mais fraco da Natureza: mas é um caniço pensante. Não é preciso que o Universo inteiro se arme para esmagá-lo: um vapor; uma gota de água são suficientes para matá-lo. Mas, mesmo que o Universo o esmagasse, o homem seria ainda mais nobre do que aquilo que o mata, porque ele sabe que morre e conhece a vantagem do Universo sobre ele; mas disso o Universo nada sabe. Toda nossa dignidade consiste, pois, no pensamento. É a partir dele que nos devemos elevar e não do espaço e do tempo, que não saberíamos ocupar.

(....)

(In: CONVITE À FILOSOFIA - www.atica.com.br - p. 108)

Resposta: Para início de reflexão, pensar no valor da verdade para Você enquanto Pessoa Humana, bem como daquele valor no contexto do tecido social coletivo da Cidadania.

Para facilitar esse exercício, comparar aquele valor com valores tidos por verdadeiros em outras voltas terrestres-solares, valendo partir daqueles desejos experimentados como verdadeiros em todo início de nova volta terrestre-solar, por exemplo:

1º) Controlar a dependência química e/ou psicológica por drogas legais e/ou ilegais;

2º) Fazer dieta para aumentar e/ou perder massa orgânica;

3º) Ganhar e/ou poupar algum dinheiro; pagar menos juros irreais e/ou CPMF;

4º) Fazer uma Petição Administrativa para Você Cidadania;

5º) Fazer uma Ação Popular para Você Cidadania;

6º) Prestar vestibular para Filosofia na www.usp.br !;-)

7º) Ser eleito(a) Presidente(a) da República Federativa do Brasil e/ou do Clube de Futebol de sua preferência;

8º) Etc.

Filosoficamente,

 

Carlos Perin Filho


Home Page