O que realmente já se sabe sobre o Genoma e Você Cidadania

Home Page

RUTH HELENA BELLINGUINI, em artigo publicado no jornal O ESTADO DE S. PAULO de 18.02.2001, p. A-12, apresenta uma criativa e alegórica onomatopéia muito interessante sobre o que realmente já se sabe sobre o Genoma, com destaque para o seguinte parágrafo, in verbis:

"(....)

Caminho - Se o organismo fosse uma casa e o genoma, o projeto elaborado pelo arquiteto que vai construí-la, o seqüenciamento hoje em mãos dos cientistas seria algo parecido com ‘janelawwcdlkportablablablaantickjoidobradiçapacpacfiaçãoplecplec’ e assim por diante. Ou seja, dá para entender um pedacinho aqui outro ali, mas ainda não se sabe, por exemplo, se a dobradiça tem a ver com a porta, com a janela ou com as duas. Se o ‘wwcdlk’ que vem depois da janela é a marca, o modelo, a loja de onde veio ou uma instrução para o mestre-de-obras. E esse projeto tem 3,2 bilhões de letrinhas.

(....)"

Pergunta: O que Você Cidadania tem com isso?

Resposta: A resposta fica por conta de SÉRGIO DANILO PENA, por artigo na mesma mídia (‘A vida no mundo pós-genômico’), p. A-13, com destaque para os seguintes parágrafos, in verbis:

"(....)

A medicina tornar-se-á mais personalizada, passando a ser baseada no conhecimento íntimo das variações genômicas de cada pessoa, em sua resposta a agentes infecciosos, componentes da dieta e medicamentos.

A ênfase da medicina pós-genômica será principalmente preventiva. Sabendo do mapa de predisposições genéticas características de cada indivíduo, será possível modificar seu estilo de vida para que seja impedido o aparecimento da doença.

(....)"

Outro bom exemplo das possibilidades oferecidas pela Biologia Molecular, com aplicação corrente inclusive jurídica (ver E.T.), é oferecida a seguir:

"(....)

Câncer. Mais de trinta anos após o primeiro relatório do Departamento de Saúde dos Estados Unidos sobre fumo e câncer do pulmão, os cientistas enfim descobriram o mecanismo biológico pelo qual o fumo pode provocar tumores nos pulmões. Pesquisadores demonstraram que benzo[a]pireno, presente na fumaça do cigarro, danifica regiões específicas do gene p53, importante supressor de tumores. Essas regiões são comumente encontradas com mutações em pacientes com câncer de pulmão.

(....)" (In: LIVRO DO ANO 1997 - EVENTOS DE 1996, Encyclopaedia Britannica do Brasil, 1997, p. 185)

Sobre a PCR, vale re-ler o hipertexto PCR e Você Cidadania.

Sinceramente,

 

Carlos Perin Filho

 

E.T.:

Revista NEWSLAB nº 28 - www.newslab.com.br - p. 32, in verbis:

 

"O tabagismo e a mutação do códon 157 do gene P53

Sob encomenda do Dr. Carlos Perin Filho (OAB-SP) 109.649, advogado, a Genomic acaba de desenvolver o sequenciamento do exon 5 do gene P53, para análise da transversão G - T no códon 157.

Essa mutação foi associada ao câncer de pulmão (Denissenko MF et al, 1996 ‘Preferential formation of Benzo(a)pyrine adducts at lung cancer mutational hot spots in P53’. Nature 274:430-432), provocado por tabagismo. Nas Cortes dos EUA já existem processos cíveis contra as gigantes multinacionais do fumo (Perin Filho, Carlos, 1997. ‘Tabagismo e o Direito’. http://www.tabagismo.com), por favorecerem o vício e conseqüente morte de muitos fumantes.

O primeiro caso já foi realizado através do bloco parafinado de tumor maligno com o intuito de identificar a mutação associada ao tabagismo. São vantagens e curiosidades como estas que as descobertas da Biologia Molecular vem oferecendo num ritmo cada vez mais rápido. (....)"


Home Page