A maneira correta de avaliar um(a)
Executivo(a) para Você Cidadania

Home Page

JOHN WAREHAN ensina como avaliar um(a) Executivo, in verbis:

"A MANEIRA CORRETA DE AVALIAR UM EXECUTIVO

Pode-se comparar a avaliação de um executivo a uma partida de xadrez. Os jogadores usam o mesmo tabuleiro, começam com o mesmo número de peças e tudo está exposto para ser visto, estudado e analisado. De alguma forma, o melhor jogador sempre ganha - não necessariamente por ser mais inteligente ou criativo, mas porque, ao contemplar o tabuleiro, vai além daquilo que vê e apela para uma melhor compreensão do jogo.

Da mesma maneira, no jogo de avaliar executivos, deve-se primeiramente esquecer tudo acerca da psique do indivíduo a ser avaliado e estabelecer uma compreensão informada - uma estrutura intelectual - na mente. Então, ao iniciar a entrevista, você estará à frente na partida, antes mesmo de fazer qualquer movimento."

(In: ANATOMIA DO GRANDE EXECUTIVO - A FÓRMULA INFALÍVEL PARA IDENTIFICAR O EXECUTIVO DE SUCESSO, tradução de Ieda Moriya e Henrique Amat Rêgo Monteiro. São Paulo: Editora Best Seller/Círculo do Livro, p. 32)

Claro e preciso JOHN WAREHAM, pois avaliar um(a) Executivo(a) para Você Cidadania não é uma tarefa simples, mesmo com a popular urna eletrônica da JUSTIÇA ELEITORAL brasileira...basta pensar nas Eleições e o que acontece após a apuração dos votos e exercício dos mandatos pelos(as) Executivos(as) eleitos(as)... por Você Cidadania!!!;-))

O problema atinge de forma ainda mais dramática quem ganha a vida por "caçar cabeças" no planeta Terra, os(as) populares Headhunters, conforme informa BERENICE MENEZES, em matéria sob o título "Headhunters querem provar qualidade - Em busca de maior transparência, empresas de consultoria vão criar associação", publicada no jornal Gazeta Mercantil, 16.10.2001. p. C-2, com destaque para os seguintes parágrafos, in verbis:

"(....)

O objetivo da associação, segundo Alfredo Assumpção, consiste em mostrar o serviço que prestam, de fato, as Consultorias em Pesquisa de Executivos com Pagamento Antecipado (Retained Executive Search Consultings). ‘A idéia’, diz ele, ‘é separar o joio do trigo’. Segundo o presidente da Fesa, a utilização da nomenclatura por si só caracteriza-a como forma especializada de consultoria gerencial. ‘Os trabalhos são conduzidos por meio de mandato delegado por um cliente (pessoa jurídica)’, afirma. Para ele, o divisor de águas seria a cobrança do pagamento antecipado de parte do trabalho (retainer fee).

(....)"

Parece que aquele divisor de águas, ou melhor de Recursos Humanos, também acontece na vida pública, sendo o retainer fee o dinheiro privado que é destinado para as campanhas políticas ... e que acabam virando ‘sobras de campanha’ em algum Paraíso Fiscal no planeta Terra...

Para concluir com uma crítica (des)construtiva vale lembrar que ainda não há vagas para os(as) Profissionais da Filosofia no Mercado de Trabalho, isnif, isnif, buá, buá... !:-(Quem sabe os(as) Headhunters encontram na Filosofia os(as) Recursos Humanos para ‘governança corporativa’ nas empresas da - www.bovespa.com.br - pois a "Ciência prova que fazer boa fama é mais vantajoso", cf. matéria de MÁRCIO VENCIGUERRA, Gazeta Mercantil, 16.10.2001., p. 3 Grande São Paulo!;-)

Filosoficamente,

 

Carlos Perin Filho

 


Home Page