Pulando a cerca da moralidade pública
com o dedo em riste no jornalismo moral
para Você Cidadania

Home Page

MARILENA CHAUI, em artigo sob o título "Acerca da moralidade pública", publicado no jornal Folha de S. Paulo de 24/05/2001, p. A-3, oferece elementos para refletir sobre a moralidade pública, com críticas ao artigo de JOSÉ ARTHUR GIANNOTTI, sob o título "O dedo em riste do jornalismo moral", publicado no mesmo jornal, dia 17/05/2001, p. A-3, que por sua vez oferece elementos para reflexão sobre as abordagens que o jornalismo faz das questões morais.

Pergunta: O que Você Cidadania tem com isso?

Resposta: Um bom exemplo vale mais que mil palavras. Lembra do "grampo 007 real" que gravou o "papo cabeça" do príncipe de Gales, Mr. CHARLES com Ms. CAMILLA PARKER BOWLES? Pois é um grande exemplo de como administrar recursos escassos para massas insaciáveis em zonas cinzentas que - aliás e entre outras doces circunstâncias de fato e/ou de direito e/ou de moral pública e/ou privada - inspirou também uma ilustrativa petição na Ação Popular da Biossegurança.

Naquele meio ambiente, outro artigo interessante, agora de MARIO SERGIO CORTELLA, sob o título "Se você parar para pensar...", publicado no caderno - equilíbrio - do mesmo jornal, 24/05/2001, p. 15, faz o seu "Big Brother" aqui, que também é Cidadão e Advogado e Candidato à Filósofo, concluir provisoriamente o seguinte: O contexto moral é conferido em muitos momentos e de formas diferenciadas, tanto no âmbito público como no privado, seja por Emissor(a), Mídia, Receptor(a), parecendo ser muito mais complicado entender - em instrumentalidade substancial - esses contextos, que propriamente avaliar o conteúdo moral pelos mesmos representados, talvez insustentáveis na sua própria leveza (*ver E.T.1), assim como a visão obstada na plenitude da luz (*ver E.T.2).

Sinceramente,

 

Carlos Perin Filho

E.T.:

1) Favor conferir todas as possibilidades positivas e/ou negativas que Você Cidadania puder imaginar para esta conclusão provisória, bem como tentar focar sua reflexão sobre o ponto médio entre elas, classificando-as do ponto de vista do(a) Emissor(a), da Mídia, e do(a) Receptor(a).

2) Sugestão musical: O VERME E A ESTRELA, musica cantada por ADRIANA CALCANHOTO no CD sob título A FÁBRICA DO POEMA, da www.sonymusic.com.br


Home Page