A Internet dos(as) Intelectuais, deste "Zé Ninguém",
e de Você Cidadania

Home Page

DANIEL PIZA, em ensaio sob o título ‘A Internet dos intelectuais’, publicado no caderno 2 do jornal O ESTADO DE S. PAULO, de 24/06/2001, p. D-14, informa que a Internet está possibilitando a formação de redes de conhecimentos interdisciplinares, como a - www.edge.org  - promovendo a vida entre o digital e o analógico nas fronteiras do ‘conhecido’ e do ‘a conhecer’, com destaque para o final, in verbis:

"(....)

A união da elite científica e da ciberelite tem a vantagem de não exaltar demais o novo nem se conformar com o velho, de expor insuficiências das explicações para que outros cientistas colaborem com seu avanço. A verdade, ali, não cabe num Graal: ela é um esforço de aproximação e exige a coragem de enfrentar a instabilidade das fronteiras."

Tal ‘esforço de aproximação’ referido por DANIEL PIZA está de acordo com as considerações de MICHAEL GIBBONS em artigo sob o título "Science’s new social contract with society", publicado na NATURE 402-C81 - www.nature.com - com destaque para a seguinte idéia, in verbis:

"(....)

A new social contract will therefore involve a dynamic process in which the authority of science will need to be legitimated again and again. To maintain this, science must enter the agora and participate fully in the production of socially robust knowledge.

(....)"

Vale notar que este não é um desafio exclusivo dos(as) Intelectuais, é também deste Cidadão popular 'Zé Ninguém', que também é Advogado e candidato à Filósofo, e deve ser também de Você Cidadania, em entender mais e melhor a evolução das Ciências (Humanas, Exatas e/ou Biológicas) de forma relacional com Outras Formas de Conhecimento (ver E.T.*), visando mais e melhor qualidade de vida humana em condições experimentais no planeta Terra.

Nesse contexto os(as) Não Intelectuais também podem e devem participar, usando as ferramentas de acesso à Educação Especial para Todos(as), conforme defendo na Ação Popular de autos nº 2000.61.00.009685-5, em tramitação perante a Nona Vara Federal do Fórum PEDRO LESSA, ao lado do MASP, pois viver é fazer a energia no espaço valer o tempo da paraconsistência existencial humana de ser e dever ser: é uma Arte.

Sinceramente,

 

Carlos Perin Filho

E.T.:

Sobre a "Ciência e Outras Formas de Conhecimento", conferir ALDA JUDITH ALVES-MAZZOTTI e FERNANDO GEWANDSZNAJDER em "O MÉTODO NAS CIÊNCIAS NATURAIS E SOCIAIS", São Paulo: Pioneira, 1998, ISBN 85-221-0133-7.


Home Page