Fomento Mercantil, Logística e Você Cidadania

Home Page

Pode parecer que fomento mercantil e logística não guardam algo em comum para Você Cidadania Micro e/ou Pequeno(a) Empresário(a) e/ou Comsumidor(a) Final, mas guardam, como ensina LUIZ LEMOS LEITE, in verbis:

"Fomento mercantil é a tradução portuguesa da expressão anglo-latina factoring. Coletamos uma interpretação filosófica do étimo, de raízes latinas, para significar um mecanismo que historicamente surgiu do apoio dos ‘factors’ romanos às atividades econômicas e comerciais do vastíssimo território do Império Romano.

(....)

Os benefícios do factoring em favor da pequena e média empresa são inquestionáveis: ajudar a clientela no controle dos estoques, no acompanhamento de contas a receber e a pagar, na expansão de suas vendas e fornecer os recursos para o giro normal de seus negócios, sem necessidade de reciprocidade e das demais exigências comuns a outras fontes de recursos.

(....)"

(In: INFORMATIVO ANFAC - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE FACTORING - 31 abril maio junho 2001 - ano XI - negrito meu)

Claro e preciso o ilustre presidente da - www.factoring.com.br - pois o controle dos estoques foi no Império Romano, é no presente e será cada vez mais importante nas cadeias produtivas de produtos e/ou serviços para Você Cidadania no planeta Terra, valendo aqui lembrar as lições de PHILIP KOTLER, in verbis:

"SUMÁRIO

Assim como o conceito de marketing está recebendo um reconhecimento cada vez maior por parte das empresas comerciais, também um número crescente está começando a dar importância ao conceito de distribuição física. Quando os gerentes de tráfego, os gerentes estoque e os planejadores de armazéns tomam decisões somente com referência à sua própria estrutura, uns afetam os custos dos outros e influenciam a criação da demanda, porém, eles não levam isso em consideração. O conceito de distribuição física exige um tratamento de todas essas decisões dentro de uma estrutura unificada de sistema total. Então a tarefa importante torna-se a de projetar as condições de distribuição física que minimizem o custo de fornecer certo nível de serviço ao cliente.

A empresa poderá escolher entre um número grande de estratégias alternativas de distribuição física que se estende da remessa direta, a armazenagem em locais diferentes, as indústrias de montagem locais, a fábricas produtores (sic) locais. Deve desenvolver políticas de estoque que reconciliem o valor de um alto nível de serviço ao cliente com a necessidade de se economizar nos custos incidentes de estoque. Deve encontrar maneiras mais exatas de avaliar as áreas e pontos para a expansão de marketing. Deve rever a questão total da responsabilidade organizacional pela distribuição física, especialmente como coordenar as várias decisões e onde a liderança deve ser localizada dentro da empresa.

Enfatizamos deliberadamente o planejamento, em vez dos aspectos operacionais da distribuição física. A distribuição física é uma área em que os bons projetos de sistemas valem tanto ou mais do que uma boa administração de operações. No entanto, muitas das economias potenciais provêm do aperfeiçoamento administrativo do sistema existente."

(In: MARKETING - edição compacta - trad. H. de Barros, rev. téc. Dilson Gabriel dos Santos e Marcos Cortez Campomar, São Paulo: Editora Atlas S.A ., 1987, p. 378)

Com a futura e próxima correção da nulidade administrativa complexa que envolvem as operações de factoring no comércio exterior na República Federativa do Brasil, a importância da Logística vai ser ainda mais acentuada, requerendo dos(as) Operadores(as) de Factoring uma atenção especial para os serviços logísticos de sua atividade, bastando lembrar a revolucionária distribuição física via ECT - Empresa de Correios e Telégrafos, v.g.., que este Cidadão faz, com "aviso de recebimento", para partes estratégicas do tecido social coletivo de Você Cidadania, em diversas Ações Populares.

Logísticamente,

 

Carlos Perin Filho


Home Page