Dicas do Cidadão para o Congresso Nacional Brasileiro
votar mais e melhor
para Você Cidadania brasileira

Home Page

O Congresso Nacional brasileiro anda com problemas para votar questões históricas, como o Orçamento, por (im)populares "obstruções", ou seja, não participação da votação por grupos de bases aliadas e/ou não em função de matérias relacionadas, como salário mínimo, dívidas de pequenos agricultores, etc.

Regra geral todas as matérias são importantes, mas cada uma tem um tempo e um espaço para ocorrer, em função da energia política disponível.

Você Cidadania que gosta de automobilismo - www.fia.com - sabe que a obstrução é uma prática não desportiva, consistente na situação de "fechar a porta", praticada pelo(a) Piloto que está à frente, porém com velocidade muito inferior, contra a passagem do(a) Piloto que está progredindo na pista, com velocidade para passar. Tal prática é punida com uma penalidade da Direção de Prova, caso não obedecida sinal via bandeirada determinando a permissão da passagem tão logo possível.

As Mesas Diretoras da Câmara dos(as) Deputados(as) e do Senado Federal poderiam pensar em algo parecido... pois a Cidadania detesta corridas de automobilismo com "obstruções"...

Vale notar que as negociações de ultrapassagens em automobilismo duram apenas algumas frações de segundos, exigindo notável habilidade física e matemática dos(as) Pilotos, visando a máxima performance com o mínimo de riscos para Todos(as). Já as negociações legislativas duram voltas lunares-terrestres ou voltas terrestres-solares, sendo a obstrução a negação da negociação, ou da própria natureza da Política, em compor oposições.

Em desportivo e político resumo:

Obstruir é assumir uma posição de não negociação, contrária à própria Política. Você Cidadania Parlamentar, Deputado(a) ou Senador(a), deve assumir plenamente sua responsabilidade institucional e negociar mais e melhor para o seu Eleitor(a).

Não é uma obrigação, é apenas o natural da atividade política, desde a Grécia Antiga, de PLATÃO, SÓCRATES e ARISTÓTELES, até os dias de hoje.

Politicamente,

 

Carlos Perin Filho

E.T.:

Saudades da pilotagem de SENNA, AYRTON SENNA.


Home Page