28 DE MARÇO: DIA NACIONAL DE LUTA DOS(AS) ESTUDANTES

Home Page

Segue engajado panfleto recebido pelo Cidadão na Faculdade de Filosofia da USP, in verbis:

---------------------------------------------------------------

28 DE MARÇO : DIA NACIONAL DE LUTA DOS ESTUDANTES

 

 

Ano após ano é mais evidente o processo de sucateamento/privatização da universidade pública. As salas de aula estão lotadas, os alunos não conseguem se formar porque faltam matérias optativas, cada vez são oferecidas menos matérias interdepartamentais (só a FFLCH perdeu mais de 100 professores nos últimos dez anos, na USP essa perda passa de 900 professores), a sala pró-aluno está sempre cheia, as bolsas de iniciação científica são escassas (acabou-se inclusive com o PET).....

Qual a resposta do governo além de tirar dinheiro da universidade pública isentando uma série de produtos de pagar ICMS através da lei Kandir, de tirar verbas de universidade pública para doar às multinacionais dando-as (sic) ‘incentivos’, assim promovendo a guerra fiscal?

Por incrível que pareça ele deu outra resposta: o ministro da educação Paulo Renato declarou que concorda com o relatório do FMI que defende a cobrança de taxas e mensalidades nas universidades públicas como forma de conter os gastos e garantir o ‘ajuste fiscal’.

O problema da educação é apenas uns dos aspectos da destruição dos serviços públicos que o governo promove para cumprir com a política do FMI e poder pagar a dívida.

 

Diante de tudo isso é fundamental que estejam milhares de estudantes no MASP às 10 h no dia 28 de março defendendo no ato o NÃO PAGAMENTO DA DÍVIDA, EM DEFESA DA EDUCAÇÃO FORA FHC/FMI!

Haverá ônibus que sairá da USP às 9h30, o ponto de encontro é no DCE (fica lado do bandeijão central).

CEUPES - CAHIS - CAELL - CAF - CEGE

--------------------------------------------------------

Interessante notar que vários aspectos do referido panfleto são objeto de Ações Populares, porém em hipercontexto diverso, como a Guerra Fiscal e a Dívida Externa, entre várias nulidades administrativas complexas Federais, Estaduais e/ou Municipais.

Vale lembrar que o MASP, ao lado do Fórum PEDRO LESSA, está em reformas para Você Cidadania e a Av. Paulista é restrita para manifestações, sendo uma popular opção para pacífica manifestação a Praça que fica ao lado do MASP no sentido Centro, conhecida nos ‘guias’ por PRAÇA BEREMIA LUNARDELLI, bem como a próxima Praça 14 BIS, ambas de fácil visualização pelas câmaras de televisão instaladas nos helicópteros da Mídia de Massa.

Sinceramente,

 

Carlos Perin Filho


Home Page