Empregos em empresas brasileiras e Você Cidadania

Home Page

MARISA TORRES, em matéria publicada no jornal O ESTADO DE S. PAULO - www.estado.com.br - classificados EMPREGOS, p. Ce1, sob o título "Na mira, empresas nacionais" oferece diversos casos em empresas brasileiras que passaram a atrair talentos de Você Cidadania, tanto quanto as  multinacionais, com destaque para as seguintes dicas do consultor RENATO BERNHOEFT (fone: 0XX11-5182-1855), in verbis:

"Dicas

Para quem vai trabalhar e se destacar em empresas nacionais - que é um mercado crescente - é importante saber evitar riscos na carreira, especialmente a executiva

* Cuidado para manter bem separada sua vida privada da profissional

* Para não se ‘envolver’ mais que o devido com os proprietários

* Não confunda ‘amigo do dono’ com competência e profissionalismo

* O marketing pessoal deve ser feito com bom senso para não brilhar mais que os donos

* Saiba separar o conceito ‘propriedade’ do de gestão

* Mantenha uma conduta política sem fazer muita politicagem

* No caso de existirem sócios, cuide para não se tornar aliado apenas de uma das facções"

Vale lembrar que as empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras e que tenha sua sede e administração em território brasileiro são favorecidas pelo Ordenamento Jurídico brasileiro, nos termos do artigo 170, IX, da Constituição Federal, in verbis:

"TÍTULO VII
Da Ordem Econômica e Financeira

Capítulo I
Dos Princípios Gerais da Atividade Econômica

Art. 170. A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios:

(....)

IX - tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administração no País."

Para concluir em Geografia Humana(*), as dimensões continentais do Brasil e os potenciais e diferenças do mercado interno em crescimento representam para a empresa brasileira um desafio de performance análogo ao de empresas multinacionais, sendo um ótimo aprendizado para futura e/ou simultânea projeção de atividades em outros países.

Sinceramente,

 

Carlos Perin Filho

* Sobre Geografia no Brasil, navegar pelo INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - www.ibge.gov.br - que oferece dado