Darwin, a nova Economia e Você Cidadania

Home Page

JP MARTINEZ, em artigo publicado na - www.worldtelecom.idg.com.br - ano IV, nº 32, p. 18, sob o título "DARWIN E A NOVA ECONOMIA", comenta o livro escrito por GRADY MEANS e DAVID SCHNEIDER sob o título "Meta-Capitalism", oferecendo elementos para reflexão sobre o futuro dos(as) agentes econômicos, com destaque para os seguintes parágrafos, in verbis:

"(....)

De acordo com os autores, a chamada lei de Moore, que marcou o setor de alta tecnologia nos últimos 20 anos - aumento exponencial de capacidade dos produtos com quedas dramáticas de preço - vai, a muito curto prazo, ser replicada nos negócios e também na economia como um todo. Cam base nessa premissa, eles prevêem que é no período 2000-2001 no qual ocorrerão as mudanças mais profundas na economia mundial. As empresas (e países) que não reformularem suas estratégias nos próximos doze meses, segundo o livro, quase que certamente serão deixadas para trás.

Há um consenso segundo o qual daqui para a frente não fará nenhum sentido, por exemplo, fazer investimentos em ativos fixos como escritórios, fábricas e equipamentos de produção. Por esse raciocínio faz muito mais sentido delegar essas atribuições a terceiros, já que são bens que tendem a se tornar obsoletos num curto espaço de tempo.

Por força da nova economia, as empresas terão também que reagir rapidamente para enfrentar a concorrência cada vez mais acirrada no mercado. E num modelo configurado em cima de grandes investimentos em ativos fixos isso é quase impossível. Portanto, a terceirização de área como produção e logística pode tornar as coisas mais simples.

(....)"

Claro e preciso o raciocínio empregado, porém como ficam as pessoas físicas e/ou jurídicas que atuam nos segmentos que forem terceirizados? E os investimentos feitos em ativos fixos?

Tais segmentos também passam por transformações paraconsistentes análogoas, visando otimizar custos e benefícios, com o compartilhamento dos ativos por idéias diversas, em uma época comandada pelo conhecimento complementar ao de competição.

A valorização do(a) profissional de Filosofia está dentro daquele contexto, visando uma adaptação do darwinismo próprio dos seres biológicos (ganhar ou perder) às estruturas culturais e econômicas dos Seres Humanos no planeta Terra (ganhar e ganhar).

Sinceramente,

 

Carlos Perin Filho


Home Page