Discriminação no planeta Terra e Você Cidadania

Home Page

ALVIN e HEIDI TOFFLER, em artigo sob o título "Ninguém detém o monopólio do ódio e do racismo", publicado no jornal O ESTADO DE S. PAULO, de 27/05/2001, p. A-22, oferece alguns elementos para reflexão sobre aqueles temas, com destaque para os dois primeiros parágrafos, in verbis:

"Dentro de poucos meses a mídia no mundo todo explodirá em manchetes sobre um dos mais feios problemas mundiais: o racismo. Grupos minoritários vão exigir indenização por maus-tratos. Outros vão atribuir o ódio racial ou os abusos à globalização ou ao Ocidente. Cuba e China tentarão vincular o racismo à hegemonia americana.

O detonador dessa iminente explosão de queixas será a Conferência Mundial Contra Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata, patrocinada pelas Nações Unidas em setembro, em Durban, África do Sul. Pelo menos uma coisa boa pode resultar do jogo de atribuição de culpas - um mais amplo reconhecimento de que nenhum país, grupo ou período histórico detém o monopólio da conduta odiosa.

(....)"

Pergunta: O que Você Cidadania tem com isso?

Resposta: Por diversos ângulos de abordagem, vale conferir as redações sobre o tema dos(as) Candidatos(as) da FUVEST - www.fuvest.br - bem como lembrar as Ações Populares do Nazismo e da Compensação de Seres Humanos Escravos(as) no Brasil Colônia e Império.

Sinceramente,

 

Carlos Perin Filho


Home Page