77ª CORRIDA INTERNACIONAL SÃO SILVESTRE
e Você Cidadania II

Home Page

Os(as) Gregos(as), ou melhor Helênicos(as), como gostavam e gostam de ser chamados(as), foram os primeiros(as) a adotar institucionalmente a importância da prática desportiva para a educação dos Seres Humanos no planeta Terra, ao lado da Música, alguns séculos antes da era cristã.

Os(as) Romanos(as) perceberam o potencial militar daquela prática, adotando o desportivo militar em seu tecido social. Os "olímpicos" resultados foram obtidos pelo Império Romano...

CÁSPER LÍBERO, o mentor da CORRIDA INTERNACIONAL SÃO SILVESTRE, notou o potencial do desporto enquanto meio de integração social, em notável feito humanístico, valendo a referência histórica, in verbis:

"CÁRPER LÍBERO um apaixonado por esporte

Espírito dinâmico e inovador. Essas foram as características de Cásper Líbero. Natural de Bragança Paulista, interior de São Paulo, onde nasceu a 2 de março de 1889, Cásper Líbero formou-se em Direito, mas tornou-se célebre como jornalista. Apaixonado por esportes, promoveu eventos como a Prova Ciclística 9 de Julho e a Corrida Internacional de São Silvestre, uma das mais famosas do mundo. Morreu aos 54 anos, em um acidente aéreo. O jornalista legou a São Paulo a Fundação Cásper Líbero, englobando o jornal, a rádio e a TV Gazeta, fundada em 1970. Mais recentemente, a instituição passou a integrar a rede da Internet."

(In: manual distribuído na inscrição da prova, sob coordenação de JÚLIO DEODORO, arte de EVANDRO RODRIGUES e DÊNIS TORQUATO, edição de ERICK CASTELHERO e textos de CLÁUDIA ANDRADE, p. 10)

Esportivamente,

 

Carlos Perin Filho

E.T.: www.saosilvestre.com.br


Home Page