Escambo, Moeda e Você Cidadania

Home Page

A formação da polis, as viagens marítimas, a invenção da moeda, do calendário, da escrita alfabética e da própria Política, são fatores apontados pela História para o surgimento da própria Filosofia.

(cf. Condições históricas para o surgimento da Filosofia, in Convite à Filosofia, de MARILENA CHAUI - www.atica.com.br - p. 31).

Parte do tecido social coletivo de Você Cidadania na Europa está trocando as moedas nacionais por outra, o Euro, que funcionará para diversas nações participantes da União Européia, em notável evolução política, social e financeira.

Por outro lado, Você Cidadania Argentina está com problemas também relacionados à própria moeda, entre outros de natureza política.

Pergunta: O que as duas situações guardam em comum?

Resposta: Aparentemente nada, pois de um lado Você Cidadania está com uma nova moeda, e de outro Você Cidadania está praticamente sem moeda, porém ambas as situações apresentam um ponto comum que é historicamente anterior à própria existência da moeda: o escambo.

O escambo, simples troca ou câmbio, foi uma das primeiras maneiras encontradas pelos Seres Humanos no planeta Terra para satisfação de necessidades. No escambo as trocas são diretas e em espécie, ou seja, as necessidades devem ser coincidentemente inversas, bem como deve haver um acordo sobre a exata relação entre os valores de troca.

(cf. A moeda: um instrumento básico para a organização econômica, in Introdução à Economia, de ROSSETTI, 11ª ed. São Paulo: Atlas, 1985, p. 172)

Claro que o escambo não é praticável em economias globalizadas como era em economias de comunidades desprovidas de moedas, milhares de voltas terrestres-solares passadas, porém o princípio axiológico básico ainda está presente, sob nova metodologia, pois o próprio Euro surgiu de uma composição e/ou troca de valores entre as moedas nacionais européias, com destaque para o marco alemão e a atuação do Bundesbank da respectiva amiga-nação.

Assim como Você Cidadania na Europa está encontrando algumas dificuldades para usar a sua nova moeda, o Euro, Você Cidadania na Argentina está encontrando muitas dificuldades para operar com qualquer moeda, requerendo lembrar aquela origem comum, visando encontrar novos valores para novas trocas, sejam elas políticas ou econômicas.

Sinceramente,

 

Carlos Perin Filho

E.T.:

Se o ambiente jurídico operacional no qual Você Cidadania experimenta sua existência já tem uma moeda sob relativo controle de um Banco Central, parabéns!

Se o ambiente jurídico operacional no qual Você Cidadania experimenta sua existência ainda não tem uma moeda sob relativo controle de um Banco Central, ou tem mas não funciona de modo a refletir um padrão de trocas, mister uma ação de Você Cidadania visando reconhecer e satisfazer aquela social demanda.


Home Page