As entranhas da globalização de Você Cidadania

Home Page

O caderno mais! do jornal - www.folha.com.br - de 27.01.2002 oferece para reflexão um conjunto de artigos sobre a globalização, sendo neste hipertexto destacada a observação de MANUEL CASTELLS, em tradução de SERGIO MOLINA, sobre a insuficiência da Democracia, in verbis:

"(....)

A democracia insuficiente Mas acontece que os eleitores não podem ler a letra pequena (ou inexistente) das eleições a que são chamados a cada quatro anos, com políticos concentrados em ganhar a campanha da imagem e com governos que já bastante trabalho têm em reagir aos fluxos globais e costumam se esquecer de informar seus cidadãos. Além disso, segundo a pesquisa apresentada por Kofi Annan à ONU durante a Assembléia do Milênio, dois terços dos cidadãos do mundo (incluindo os das democracias ocidentais) não se consideram representados por seus governantes. O que dizem os movimentos antiglobalização, portanto, é que essa democracia, embora necessária para a maioria, é insuficiente aqui e agora.

Posto o problema nesses termos, há dois caminhos possíveis: ou se transferem as decisões para o espaço dos fluxos imateriais, reforçando a polícia e relegando os princípios democráticos a um plano abstrato; ou se repensa a democracia no novo contexto da globalização, construindo sobre o que já se conseguiu ao longo da história. Que se faça uma coisa ou outra depende de você e de muitos outros como você. E depende de que escutemos, entre investidas policiais e imagens de televisão, a voz plural, feita de protesto mais que de proposta, que nos chega do novo movimento social contra esta globalização."

Claro e preciso MANUEL CASTELLS, pois o tecido social coletivo de você Cidadania requer uma maior e melhor representação em termos políticos e administrativos, em contexto de globalização.

Petições Administrativas e Ações Populares são meios constitucionais já previstos em grande parte dos Ordenamentos Jurídicos das diversas Soberanias, seja com base no costume ou na lei escrita, valendo aproveitar as oportunidades de exercício de um direito de Você Cidadania, visando satisfazer seus direitos políticos e administrativos na globalização.

Vale lembrar que diversas Ações Populares deste Cidadão guardam efeitos globais, tendo como elemento de conexão exatamente Você Cidadania.

Sinceramente,

 

Carlos Perin Filho


Home Page