Diálogo dos sábios sapatos para Você Cidadania

Home Page

Era uma vez um par de sapatos diferente dos demais que abrigam os pés dos Seres Humanos no planeta Terra.

Era o primeiro par de sapatos globais, sendo o pé direito manufaturado no hemisfério norte e o pé esquerdo no hemisfério sul, em logística paraconsistente.

O pé direito foi apresentado ao pé esquerdo, e vice-versa, numa convenção global sobre os caminhos da Humanidade naquele planeta, ocasião na qual ocorreu o seguinte diálogo pedagógico, in verbis:

"Pé Direito: Como vai, pé esquerdo? Que demora para entrar! O que aconteceu?

Pé Esquerdo: É, fui barrado na entrada... suspeita de bomba no salto... sabe como é... tempos de "meia-sola" entre os Humanos, mas tirando esses problemas diplomáticos tudo bem.

Pé Direito: Comigo não teve problemas, foi só passar uma "graxa do norte" e pronto!

Pé Esquerdo: Minhas origens sulistas não contemplam tal "brilho..."

Pé Direito: Problemas diplomáticos de lado, vamos caminhar para o progresso da Humanidade. Qual o melhor caminho a seguir, na sua opinião?

Pé Esquerdo: Olha, o melhor caminho é aquele que leva para onde está a Cidadania.

Pé Direito: E onde está a Cidadania?

Pé Esquerdo: Está numa Caverna.

Pé Direito: Ótimo, então vamos até lá!

Pé Esquerdo: É esse o nosso problema existencial... é a Cidadania que deve sair da Caverna, não Nós que devemos entrar!

Pé Direito: Mas como a Cidadania vai sair da Caverna sem Nós, os Sábios Sapatos?

Pé Esquerdo: Vamos ter que fazer alguma coisa para ajudar... Mas o que fazer? Qual a sua opinião?

Pé Direito: Já sei, um de Nós entra na Caverna com uma corda-guia, e tira a Cidadania pulando em um pé só, enquanto o Outro de Nós fica na entrada da Caverna, segurando a corda-guia!

Pé Esquerdo: Genial idéia... mas quem faz o quê?

Pé Direito: Como Eu tenho a "graxa do norte" não tenho problemas para entrar e sair diplomaticamente da Caverna, porém mister ter um guia segurando a corda na entrada, caso contrário não há como retirar a Cidadania.

Pé Esquerdo: E qual é o "plano B" se esse não funcionar?

Pé Direito: "Plano B", o que é isso?

Pé Esquerdo: Esqueceu que fomos fabricados segundo os princípios de Engenharia conhecidos por duplicidade e redundância? Princípios muito importantes para sistemas de segurança, ainda mais para condução da Cinderela Cidadania no planeta Terra. Em poucas e outras palavras: Se o "plano A" não funcionar deve haver um outro "plano B" para fazer a mesma coisa.

Pé Direito: Então devemos ter uma corda-guia dupla, que possibilite a ação de ambos. Amarramos a corda-guia dupla na entrada da Caverna e vamos juntos retirar a Cinderela Cidadania, nos dois pés.

Pé Esquerdo: Mas e se a amarração for sabotada? Você sabe que não é fácil conduzir os Seres Humanos no planeta Terra... a natureza humana é paraconsistente! O que faremos?

Pé Direito: Faremos múltiplas amarrações com distâncias calculadas em lógica também paraconsistente visando impedir o efeito de sabotagem sobre nossa ação: mesmo que sabotadas grande parte das amarrações sempre haverá um número de cordas-guia firmes a garantir nosso sucesso.

Pé Esquerdo: Boa idéia, vamos caminhar, em lógica paraconsistente, para resgatar a Cinderela Cidadania de dentro da Caverna."

Pedagogicamente,

 

Carlos Perin Filho


Home Page