Atomismo, Nanotecnologia e Você Cidadania

Home Page

MARILENA CHAUI convida a filosofar sobre o conhecer, com DEMÓCRITO, DEMÓCRITO DE ABDERA (c. 460-c.370 a.C.), in verbis:

"(....)

Demócrito de Abdera desenvolveu uma teoria sobre o Ser ou sobre a Natureza conhecida com o nome de atomismo: a realidade é constituída por átomos. A palavra átomo tem origem grega e significa: o que não pode ser cortado ou dividido, isto é, a menor partícula indivisível de todas as coisas. Os seres surgem por composição de átomos, transformam-se por novos arranjos dos átomos e morrem por separação dos átomos.

Os átomos, para Demócrito, possuem formas e consistências diferentes (redondos, triangulares, lisos, duros, moles, rugosos, pontiagudos, etc.) e essas diferenças e os diferentes modos de combinação entre eles produzem a variedade de seres, suas mudanças e desaparições. Através de nossos órgãos dos sentidos, percebemos o quente e o frio, o doce e o amargo, o seco e o úmido, o grande e o pequeno, o duro e o mole, sabores, odores, texturas, o agradável e o desagradável, sentimos prazer e dor, porque percebemos os efeitos das combinações dos átomos que, em si mesmos, não possuem tais qualidades.

(....)" (In: CONVIETE À FILOSOFIA - www.atica.com.br - p. 111)

EDUARDO GERAQUE, em artigo de ciência & saúde sob o título "Nanotecnologia - A desconstrução do mundo - O grande desafio de controlar os átomos de forma precisa e individual deve trazer grandes mudanças para a humanidade em diversos setores; essa nova ordem entrará para a história como uma das maiores revoluções científicas de todos os tempos", publicado no caderno de fim de semana do jornal - www.gazetamercantil.com.br/fimdesemana   - 04/05/06/01/2002, p. 4, informa que aquelas idéias básicas de DEMÓCRITO referidas por MARILENA CHAUI evoluíram bastante nas últimas voltas terrestres-solares, com destaque para os seguintes parágrafos, in verbis:

"A resposta de uma simples charada química pode revelar um dos principais objetivos da nanotecnologia, área científica que mais evoluiu no ano passado, segundo os membros da Associação Norte-Americana para o Desenvolvimento da Ciência, entidade que edita a prestigiada revista ‘Science’. Qual seria a diferença entre um diamante e um pedaço de carvão, uma vez que ambos são construídos apenas de átomos de carbono? A única disparidade entre esses dois objetos, este foi um dos exemplos citados pelo professor Frederic Levy, da academia interdisciplinar de ciências de Paris, em uma de suas palestras, está simplesmente em seus arranjos atômicos. O texto integral da palestra, traduzido, sobre noções básicas da nanotecnologia pode ser consultado no site do Laboratório de Química do Estado Sólido da Unicamp ( lqes.iqm.unicamp.br  ).

(....)"

Pergunta: O que Você Cidadania tem com isso?

Resposta: Aparentemente pouco, pois os Seres Humanos no planeta Terra ou na cinematográfica Estação Espacial vão demorar muitas outras voltas terrestres-solares ou orbitais para a Nanotecnologia mudar seu estilo de vida no planeta Terra ou extra-Terra, mas um paralelo pode ser referido:

O tecido social coletivo de Você Cidadania é composto por unidades legais básicas, as pessoas físicas - Cidadão e/ou Cidadã - assim como a matéria física é composta de átomos. Átomos são compostos por partículas sub-atômicas que interagem por forças fracas e/ou fortes, assim como Você Pessoa Física apresenta variações bio-psicológicas e/ou ético-filosóficas em sua experiência vivencial individual e/ou coletiva. Variações subatômicas geram mudanças na matéria em geral, assim como Você Cidadão e/ou Cidadã pode apresentar variações bio-psicológicas e/ou ético-filosóficas que geram mudanças, legais e/ou não legais, no tecido social coletivo da Cidadania.

Sinceramente,

 

Carlos Perin Filho


Home Page