Razão e sentimento: Mais ciência na complicada arte
da sucessão familiar para Você Cidadania
Empreendedor(a) Familiar

Home Page

A revista da Câmara Americana de Comércio de São Paulo, UpdatE - www.amcham.com.br - desta volta lunar-terrestre publica uma matéria muito interessante sobre a razão e o sentimento que envolve a sucessão familiar nas empresas de Você Cidadania Empreendedora Familiar, com destaque para os seguintes parágrafos, in verbis:

"(....)

Dados do Instituto da Empresa Familiar (IEF), organização que auxilia negócios familiares no Brasil, mostram que mesmo após a abertura da economia 70% das grandes companhias brasileiras - algumas do porte de grupos como Votorantim ou Odebrecht - são familiares. Junto com a maioria das pequenas e médias, elas representam 12% do agrobusiness, 34% da indústria e 54% dos serviços no País. Há cerca de 4 milhões de negócios familiares no Brasil, a maioria na segunda geração. De cada 100, 30 chegam à segunda geração e apenas cinco à terceira.

Manter a harmonia nas relações de família e trabalho nas empresas familiares não é uma preocupação nova, mas tomou novo fôlego com a mudança na visão de negócios e o processo de globalização da economia.

(....)" (p. 20)

A matéria oferece ainda algumas referências para o seu caso:

Family Business Network - www.fbn-i.org -

Family Firm Institute - www.ffi.org -

Bernhoeft Consultoria (procurar aqui na Internet)

Instituto da Empresa Familiar (procurar aqui na Internet)

Razão e sentimento estão presentes no dia-a-dia das empresas familiares, afetando as relações familiares e profissionais, bem como refletindo nas relações financeiras. Reconhecer os paradoxos daquelas relações em paraconsistências é um caminho importante para Todos(as) ganharem não apenas dinheiro, mas quantidade e qualidade de vida.

Em qualquer caso, lembre-se que não é apenas Você ou sua Família que estão no "jogo", mas também Colaboradores(as) Funcionários(as), Clientes e Fornecedores(as), como numa grande orquestra.

Sinceramente,

 

Carlos Perin Filho

E.T.: Tudo isso porque trabalhar em família pode ser um sonho, assim como pode ser um pesadelo, como prova Citizen Dildo, em - www.vanillasky.msn.com.br -


Home Page