VILLA-LOBOS, UMA VIDA DE PAIXÃO e Você Cidadania

Home Page

O caderno2/cultura do jornal - www.estado.com.br - de 06.01.2002, p. D-9 resenha um filme sobre VILLA-LOBOS para Você Cidadania, in verbis:

"23h30 na Globo - VILLA-LOBOS, UMA VIDA DE PAIXÃO

Brasil, 2000. Direção de Zelito Vianna, com Marcos Palmeira, Antônio Fagundes, Letícia Spiller, Ana Beatriz Nogueira, Marieta Severo, José Wilker, Lucinha Lins e Othon Bastos

Biografia do maestro e compositor Heitor Villa-Lobos, um dos maiores nomes da música brasileira, contada em três fases de sua vida: quando criança, durante a juventude e já próximo da velhice. O projeto consumiu 15 anos de trabalhos do diretor Vianna, entre pesquisas e levantamento de produção. O resultado é um filme com grandes virtudes plásticas e sonoras, reproduzindo com eficiência e cuidado tópicos importtantes da obra do compositor. O longa ressente-se, porém, de problemas de ritmo. Mesmo assim, é um importante documento de uma época e, principalmente, de um personagem essencial à nossa história. Destaque para a interpretação de Fagundes, que percorre os últimos anos de Villa-Lobos: segundo o compositor Turíbio Santos, o ator conseguiu reproduzir com perfeição os maneirismos do músico, desde os gestos até a maneira de falar.

Inédito, colorido - 134 min."

(ver E.T. **)

Para acompanhar o filme, além da pipoca e do guaraná, vale (re)ler a Ação Popular do Parque Villa-Lobos, bem como agendar uma visita ao seu Parque.

Musicalmente,

 

Carlos Perin Filho

E.T.:

* Para Você Cidadania que se encontra na Grande São Paulo, ou ainda em polis próximas ou em curiosa passagem, após chegar à Capital basta pegar a Marginal Pinheiros e atingir as proximidades da Cidade Universitária da - www.usp.br - no lado oposto da Marginal: o Parque Villa-Lobos fica atrás do Shopping Villa-Lobos. Bom passeio!;-)

** Programação sujeita a alteração: Globo: 5505-8888


Home Page